Schiaparelli primavera-verão 2016

25.01.2016

A primavera-verão 2016 a 2ª coleção do estilista Bertrand Guyon pra Schiaparelli e, ao que tudo indica, é a 1ª desde a “ressureição” da maison que parece realmente se focar em um dos aspectos pelo qual ela é mais lembrada entre o público em geral: o surrealismo. Mais especificamente, ele parte da lagosta, elemento que estampa um dos vestidos mais celebrados de Schiap (uma parceria com Salvador Dalí que foi eternizada na duquesa de Windson, Wallis Simpson, em cliques que pintam em 10 entre 10 livros de história da moda), mas segue pra toda uma viagem fashion gastronômica. O começo, em estampa de uma mesa posta e pratos, parece um tanto ingênuo, mas a coisa esquenta em seguida nos conjuntos brancos de saia, jaqueta e blusa cheios de bordados de linha com cerejas, legumes, flores e outras delícias (usados com botas brancas, talvez uma homenagem ao recém-falecido André Courrèges tipo Space Age à moda Schiaparelli).

O crochê e o jogo de geometrias formado pelos xadrezes e listrados das toalhas de mesa tem resultado desigual mas ainda assim refrescante pra uma moda festa. Em uma das estampas cabe tudo: o logo ES, cabeça de alho, sushi, fatia de limão, camarão, borboleta, escargot, caviar. Em outra, a pasta é a estrela: gravatinha, fusili… O nude vira cor de macarrão em vestido bem belo com borboleta no ombro e flores 3D no quadril – a estilista-fundadora ficaria orgulhosa do bom-humor da peça. Aliás, pra quem não sabe: borboletas são um símbolo muito caro à história da marca, e aparecem tanto quanto as referências surreais na história das criações de Elsa.

Mas quem fica na cabeça mesmo é a majestosa lagosta em si, bordada em toda sua glória no peito de um vestido que traz uma saia repleta de outros seres do fundo do mar. O caminho que Guyon toma é interessante, mas ainda falta uma pegada chic e uma mão criativa mais firme pra fazer jus ao nome que representa. A boa notícia é que ele parece estar mais perto. Confira mais na galeria!

Tags:                                                  

Compartilhar