Ronaldo Fraga outubro de 2016

26.10.2016 - 18:13 Desfiles SPFW um comentário

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El Día que me Quieras” é o tema da coleção nova de Ronaldo Fraga apresentada no SPFW. Mas isso não quer dizer necessariamente Carlos Gardel, apesar do clima dramático e teatral do tango fazer certo sentido aqui. Mas Ronaldo pegou apenas o título do hit que também era o nome da loja que o estilista Ney Galvão tinha em Itabuna na década de 70 (e que virou referência pras travestis baianas, local de compras preferido delas), e aqui ele está falando das trans, das que se tornam mulheres (e não são todas assim?). Tudo permeia o sonho e o artifício: o cenário é o mítico (e lindo) Theatro São Pedro, os looks são cuidadosamente trabalhados com referências femininas retrô (anos 20, 30 e 40) e meio fantasiosos, todas as modelos sem exceção são trans, o cenário é uma ilustração de Renan Santos, rola muito trompe l’oeil nas estampas, e ainda mangas bufantes que alteram a silhueta. O que é real e verdadeiro? Não é o que a gente acredita e estabelece como real e verdadeiro?

Todos, inclusive o próprio estilista e todo o pessoal do backstage, ficou muito emocionado com a apresentação. Mais uma vez, além da Lab, existe uma ocupação a favor da diversidade na passarela do evento nessa edição, e com uma intensidade que parecia cortar o ar: o fashionista e muitas outras pessoas estão acostumados a ver os looks de um desfile como uma das mais instigantes interpretações/visões do que é a nova mulher, como ela é, quais são os seus interesses e necessidades. “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher” – Simone du Beauvoir. Existe quem ainda não acredita nisso (inclusive algumas feministas, viu?). Uma pena: perde-se na união, na inclusão… A cena final, coisa de filme, uma das mais históricas do SPFW, mostra todo o casting de lingerie, dançando em pares. Ronaldo tornou-as, também, ainda mais lindas. Fomos (e estamos) encantados. (Jorge Wakabara)

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