Rick Owens (masculino) outono-inverno 2015/16

23.01.2015

É necessário começar falando que a coleção de outono-inverno 2015/16 de Rick Owens apresentada na Semana de Moda Masculina de Paris foi superelogiada – como de costume, ou até mais. Casacos matelassados muito belos, recortes geométricos com diferentes texturas que instigam, alfaiataria precisa e a usual linha tênue dos limites da androginia na qual o estilista adora mexer em looks tipo túnicas e vestidos com modelos de cabelos longos – coisa que, pós-desfile da Gucci de Alessandro Michele, deve render assunto ainda pra próxima temporada e além.

Mas já que estamos falando de gênero e não dá pra deixar de falar de algo que está na cara, um pênis é um pênis, e ele apareceu mesmo na passarela (nem foi inteiro, só a ponta), por baixo dos looks à vestido curto e solto com fenda (na verdade são experimentações de blusa ao contrário, de ponta cabeça, com as mangas soltas na lateral e a gola redonda fazendo as vezes de janela pro membro, ou saco, enfim). Claro que os modelos estavam sem cueca de propósito – porque se a intenção não fosse o pênis aparecer, eles teriam percebido no backstage e “guardado” os rapazes. Então por que Rick decidiu que era pra deixar “o bicho solto”? Pra gerar assunto na internet? Uma brincadeira despudorada? O que isso acrescenta?

Claro, pode ser sim apenas uma brincadeira. Mas pra alguém mais cult como o estilista, é irresistível pensar em subtextos. O que fica é o questionamento: por que o pênis e a nudez masculina ainda são um tabu, inclusive mais que a nudez feminina? Em um momento em que o conservadorismo cresce e enrijece, a provocação é clara – se o fundamentalismo tem suas leis, nós também deveríamos olhar pros nossos umbigos. De perto, com roupa ou sem, quem é tão liberal?

Tags:                          

Compartilhar