Paris contemporânea: Balenciaga!

04.03.2019 - 08:00 Desfiles Paris comente!

Ver mais fotos

Demna Gvasalia, o estilista da Balenciaga, se mudou de Paris – ele fica em Zurique desde o ano passado, onde está o escritório da sua marca própria Vetements, e vai pra Cidade Luz só a trabalho. Vai ver que é por isso que bateu saudade: “me apaixonei por Paris de novo”, ele comentava no backstage do desfile de outono-inverno 2019/20 da maison apresentado na Semana de Moda, explicando o tema da temporada. “Não há Balenciaga sem Paris. Mas essa é a Paris moderna. O que a Balenciaga é hoje precisa ser uma versão moderna do estilo parisiense, e não algo dos anos 50 ou 60.”

Então Gvasalia olha pra rua contemporânea – e o cheiro da sala de desfile já denuncia isso, um proposital aroma de asfalto. Os looks seguem a linha dia-a-dia com um twist: chama a atenção logo de cara os ombros, que primeiro ganham uma estrutura mais elevada na ponta, depois passam a ter uma modelagem intrincada com uma dobra pra dentro que os deixam mais arredondados, e ainda tem um momento interessante no fim com um roletê de tecido circundando ombro a ombro, algo meio Pierre Cardin. Um clima turístico surge nas estampas-logo, tipo camiseta de lojinha de souvenir, e nos acessórios (anéis e brincos) que trazem a silhueta da torre Eiffel. Os modelos até carregam a bolsa a tiracolo, tipo pra deixar a mão livre, mas alguns trazem sacolas (parecem de papel mas essas são de couro) com compras.

A variedade de casacos enche os olhos (dos surpreendentes 109 looks, quase todos levam casaco mais longo ou ao menos um paletó), só que existem alternativas: blusa canelada de gola alta; conjuntinho de camisa e calça em xadrez tartan; blusas e vestidos com um leve drapeado saindo do roletê perto da gola; moletom; e até robe pra usar por aí, com tira amarrando. A ausência de botões, aliás, é uma das características marcantes: “Acho botões algo meio retrô, então tento escondê-los ou tirá-los”, Demna revela. E pra quem veio em busca dos absurdos que sempre nos divertem nas coleções dele pra marca, desista: é uma coleção mais direta e reta, sem calça de dois tecidos diferentes nem sacola de feira. Veja mais na galeria!

Tags:                                                        

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas