Lucas Magalhães outono-inverno 2016

06.10.2015

Lucas Magalhães já trabalhou com importantes marcas mineiras especializadas em tricô, e mostrou que sabe fazer isso bem. E agora, finalmente, ele traz esse universo pra sua marca homônima – mas garante que não é uma mudança de rumo. “A ideia é agregar técnicas pro que a gente já tem”, ele conta no backstage antes da apresentação de outono-inverno 2016 no Minas Trend. E é verdade: o trabalho com estampas continua. Só que também dá pra notar uma grande ênfase na malharia, como que pra anunciar a boa nova.

O estilista viajou pra NY nas férias e, na exposição permanente do Whitney Museum, viu obras de Franz Kline, Frank Stella e Agnes Martin. Isso despertou uma vontade de rever as referências de op art do seu 1º desfile, que rolou no outono-inverno 2011, lá no Rio Moda Hype, na coleção de agora. Só que essa releitura aparece em pegada bem mais comercial – os evasês até o joelho do começo, especialmente nesse jacquard de malha, já foram vistos (muito vistos!) em outras marcas. O meio pro fim é bem mais interessante – a mistura de rayon com viscose que resulta numa malha mais encorpada (do look azul de blusa sem manga e calça com a barra dobrada), a estampa que é aplicada por cima do tricô em vez de fazer desenhos na trama (tem a metalizada com curvas e a da blusa grafite, geometrias em laranja e azul, que ficaram com uma atraente cara vintage), as ótimas jaquetas de pegada esportiva longas (vão até o joelho), as saias volumosas com pregas, a silhueta reta que continua tendo mais a ver com essa menina moderna pra quem Lucas cria…

A inserção do couro (inédita na marca) é uma boa ideia, mas pareceu quase apagada perto do resto – apesar de provavelmente crescer na arara, na hora de vender. Ou seja: também podemos entender o resultado como uma tentativa de aumentar o público-alvo (que, muito provavelmente, deve funcionar). Mas a gente já curtiu o clima descolado-relax de antes, então faz falta… Aí fica o dilema: uma passarela de propósitos mais comerciais, ainda mais nos tempos da crise que pode gerar oportunidades de crescimento, é quase irresistível. (Jorge Wakabara)

Tags:                                    

Compartilhar