Louis Vuitton outono-inverno 2016/17

09.03.2016

Nicolas Ghesquière, desde que entrou na Louis Vuitton, está mais disposto a construir um universo criativo pra marca (diferente do já criado antes por Marc Jacobs) do que a pincelar um tema a cada temporada. Ao mesmo tempo ele já se mostrou afeito a tecnologia, experimentação em modelagem, reinvenção em cima de elementos da marca como o baú… Nesse outono-inverno 2016/17, ele acrescenta bastante elementos típicos do uniforme esportivo na fórmula: desenhos coloridos anatômicos em malharia, por exemplo, ou o novo vestido-camiseta que, surpresa, ganha uma saia assimétrica mais aberta. Também tem o lenço – o novo vestido-lenço, especialidade de Ghesquière que também já foi destaque em sua passarela na Balenciaga, tem estampa de corrente e tira de couro com fivela (bem Vuitton).

Quanto às silhuetas, além da já citada camiseta que desce assimétrica e solta, tem o bolero cheio de manga longa (em forma de jaquetinha ou alfaiataria), que deixa a cintura ainda mais em foco, fina e supermarcada, ganha uma espécie de sainha justa e aberta na frente e segue com uma calça justa e mais curta, quase cigarette. Outra, ainda: sim, a manga presunto também chegou aqui, acompanhada por uma outra versão dessa sainha aberta agora no alto, deixando a gente ver a barriguinha.

Existe também um momento quadril estruturado à Balmain e Balenciaga (mais na onda do 1º, arredondado, e do que o próprio Ghesquière já fez na Balenciaga em sua hoje clássica coleção floral, lembra, de primavera-verão 2008?). Por fim, um toque mais delicado entre alfaiatarias retonas, bocas escurasbotas-coturno pretas e pesadas: o vestido-camisola ganha estampa trompe l’oeil de pedraria além de paetês aplicados, meio foscos meio preciosos. E a Semana de Moda de Paris vai acabando com uma certeza: aumentando a parte de cima ou de baixo ou apertando muito o meio, o shape mais bacana do momento é ampulheta. Kim Kardashian ganhou.

Tags:                                

Compartilhar