João Pimenta outono-inverno 2016

20.10.2015 - 20:02 Desfiles SPFW comente!

Ver mais fotos

Da bandeira do Brasil pro guarda-roupa dos homens brasileiros. É da brasilidade que João Pimenta parte pra se aproximar do que seu cliente quer: “Roupas comuns, mas com alguma pegada”, diz ele logo depois do desfile. Mas o comum dele, veja bem, não é nada banal.

O romantismo mora nos detalhes às vezes nem tão pequenos assim, como é o caso dos laços que sobram por baixo das mangas dos paletós e da lapela que cai em babados num blazer azul claro usado com boné. A flor de lapela é feita em bordado e presa com alfinete, da mesma forma que a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que abre caminho pra uma série de ícones brasileiros, passando pela primeira bandeira do Brasil e brasões. E há a camisa de organdi bordada à mão, de uma delicadeza emocionante.

Uma coisa é fato: a proximidade com o cliente traz a modelagem pra perto do corpo masculino. Tem calça ampla? Tem, mas também uma boa dose de alfaiataria mais ajustada do que o que João costuma fazer, misturada ao streetwear com capuz por baixo do paletó e jaquetas bomber amarradas na cintura. Tudo ao modo dele: as peças mais esportivas são feitas com tecidos vintage de alfaiataria, direto do acervo da Paramount, empresa têxtil supertradicional. O romantismo vai pra rua, pega emprestados seus elementos, mas segue incurável, pra sorte da moda masculina brasileira, que ainda caminha devagar. (Aurea Calcavecchia)

Tags:                                

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas