Gucci gótica: um desfile no cemitério!

31.05.2018

Alyscamps, que fica perto de Arles, na França, é hoje um sítio histórico patrimônio da Unesco. Uma necrópole romana do século 4 depois transformada em cristã, o local onde em 1888 Vincent Van Gogh e Paul Gauguin pintaram lado a lado. Mas, trocando em miúdos: o local onde Alessandro Michele escolheu desfilar a pré primavera-verão 2019 da Gucci é um cemitério – cheio de história, sim, mas um cemitério! 

Ou seja: aquele universo colorido da Gucci com o qual estamos acostumados hoje em dia ganha contornos góticos, com direito a crucifixos (que cairiam bem na atual exposição do Met e cairão bem no pescoço de millennials fãs da marca, espiritualizados ou não); luz de velas; fumaça cenográfica; trilha sonora sepulcral; looks enlutados aqui e ali; outros brancos, fantasmagóricos, ali e acolá; bordados inspirados em roupas monásticas e em ossários; uma calça com um bordado onde se lê Memento Mori (latim, uma reflexão típica do cristianismo medieval sobre a morte); buquês; uma reverência em forma de estampa localizada à sacola da lavanderia do Chateau Marmont, hotel de Hollywood cheio de história que, dizem, é assombrado (o comediante John Belushi morreu lá e Lana del Rey morou em suas dependências no começo de sua carreira, citando o local em uma das músicas de seu álbum… “Born to Die“). Segue forte, paralelamente, o look à brechó com monograma; referência às cores clássicas (vermelho e verde); versões da tradicional estampa Flora; vestidos tipo toga romana; franjas; chapéus inspirados no trabalho de Frank Olive; rendas coloridas, plumas, papetes.

Segundo Freud, temos duas pulsões antagônicas. A de Eros, pulsão sexual que tem a ver com a vida, e a de Tânato, pulsão de morte. A de Eros já foi bem explorada nessa era Gucci desde a pré primavera-verão 2016 em NY, um pouco depois da estreia de Michele na direção criativa. Agora a de Tânato chega a seu auge – questões profundas e universais, que podem explicar o apelo tão grande da marca hoje. Veja mais na galeria!

Tags:                                                  

Compartilhar