Givenchy primavera-verão 2016

12.09.2015

Teve quem chiou quando a data do superdesfile da Givenchy de primavera-verão 2016 na Semana de Moda de NY foi anunciada: o fatídico 11/09. Como é que Riccardo Tisci ia tomar a cidade nesse dia com a frugalidade da moda, comemorando a abertura de uma grande loja, seus 10 anos na maison francesa e sua relação com os EUA como inspiração pras suas coleções? Mas Tisci mostrou que sabe fazer direitinho: não importa exatamente se ele só planejou tudo após as reclamações, e sim o fato de que o desfile adquiriu um subtexto de reflexão a respeito de como estamos vivendo e pro que estamos dando valor na nossa sociedade – e funcionou.

Começa pela trilha: 6 tipos de música religiosa ao vivo. Passa pelas performances criadas pela parceria de Tisci, Marina Abramovic, com artistas fazendo movimentos superlentos – só de assistir você já fica mais atento ao mundo, com os sentidos mais aguçados. E passa pelo cenário, também pensado com Marina, que remete às favelas brasileiras. Encontra o desfile em si: todo em preto, branco e tons de “branco sujo” puxando pro dourado e pro marfim, sóbrio, belo. E chamar uma fila A com pencas de famosos ajuda a ver o outro lado: a quantidade de fotos tiradas com smartphones de Julia Roberts, o casal Kanye e Kim, Nicki Minaj, Catherine Deneuve, Steven Tyler com a filha Liv, Debbie Harry, Erykah Badu e outros é decorrente do quê? Quem faz o “circo” são as marcas ou somos nós mesmos?

Às roupas: pense em camisola (com muita renda), alfaiataria e robe de chambre. Uma mistura bem anos 90, com toques do estilo de Courtney Love (que, aliás, estava lá). A alfaiataria é solta e ampla, já as rendas têm momentos diversos, entre o monástico e o insinuante. Foi apresentada também uma coleção masculina e uma de alta-costura – uma espécie de revisão dessa década de trabalho do estilista na marca. E vale dizer: quem abriu foi a musa-mor dele, Mariacarla Boscono. E quem fechou foi outra musa, essa made in Brazil, que está na foto aqui ao lado do texto: Raquel Zimmermann!

Tags:                                      

Compartilhar