Fabia Bercsek primavera-verão 2015/16

24.04.2015

Se não me falha a memória, lá por 2008 ou 2009 existia uma peça específica que todas as minhas amigas fashionistas (ou que queriam ser fashionistas) morriam pra ter. Era uma bota Fabia Bercsek. E talvez esse tenha sido o último objeto de desejo nacional tão grande entre as minhas amigas – mesmo porque muitas deixaram de ser fashionistas, você sabe, caiu em desuso. Mas depois de 5 anos longe das passarelas e tocando projetos de ilustração, figurino e de roupa mesmo com coleções-cápsula esporádicas, a Fabia voltou. “Não disse que voltei pra sempre, disse que voltei. (Risos) Ainda estou meio atônita com o que está acontecendo, e sei que não quero aquele processo cíclico desgastante que eu vivia quando era indepentente. Mas sem toda aquela burocracia, voltei sim!”, ela conta, um pouco antes do desfile de reestreia na Casa de Criadores.

A história é a seguinte: lembra da coleção de Fabia pra Cravo & Canela, lançada em setembro do ano passado? De lá pra cá, ela assumiu o cargo de diretora criativa da marca de calçados. E agora lança uma 2ª coleção assinada, dessa vez com tênis em 4 opções de cores. “Queria um produto que despertasse muito desejo, um charmed sneaker, com essa referência de deixar a pessoa encantada, querendo muito aquilo. E ele só não chama sneaker [o nome é High Lace Tennis Boot] porque as pessoas ainda remetem a palavra ao tênis com a plataforma, mas a ideia é inspirada na cultura sneaker também”, explica. Aí a empresa queria fazer um barulho pro lançamento dessa parceria, e veio a ideia de uma volta aos desfiles. Vale lembrar: a Cravo & Canela é uma das patrocinadoras da CdC.

Mas e na moda em si? Fabia é fiel ao seu universo criativo, algo que deve ser cada vez mais valorizado em um mundo onde o comercial bate mais alto e homogeniza. E ser fiel, no caso dela, significa experimentar: silhuetas soltas no corpo, à camisolão ou baggy; tecido com espuma, durinho, rosa chiclete; chapéus gigantes; profusão de laços; luvonas; babadinho no ombro, na barra, no recorte da calça; macacão gigantão; transparência com poá. Quem é fã talvez estava com a expectativa de algo mais espetacular, mas é bom ver Fabia assim, navegando calma na sua praia. Quanto às minhas amigas, elas deram like na notícia de que Fabia estava voltando pras passarelas. E o High Lace tem tudo pra ser a “nova bota” em uma nova lista de desejos delas… A quem interessar possa, ele já vai ser lançado nesse sábado, 25/04, na Choix em SP. De resto, que essa seja uma volta que não dure só uma estação: a estilista fez falta! (Jorge Wakabara)

Tags:                              

Compartilhar