De volta pro futuro com a Prada, que faz 40 anos de Miuccia

15.01.2018

Revisionismo, a princípio, não pareceria algo típico de Miuccia Prada. Só que em 2018 ela comemora 40 anos de trabalho à frente da empresa que leva o seu sobrenome, herdada de seu avô Mario Prada. Não que ela anuncie isso como um tema ou um marco – too cool for that. Mas nesse outono-inverno 2018/19 masculino (e pré outono-inverno 2018/19 feminino; os dois foram apresentados juntos na passarela da Semana de Moda Masculina de Milão), ela revisita best sellers de uma maneira como nunca fez, resgatando estampas icônicas e, principalmente, usando o náilon Pocone, da mochilinha que na década de 80 fez com que a Prada se transformasse em uma das maiores potências da moda mundial. É interessante que ela parta da Vela (nome do modelo da mochila) nesse momento: na época, o acessório era uma resposta a uma estética extravagante e muito centrada em logomania, e foi um dos símbolos do utilitarismo minimalista que dominaria uma parte dos 90. Aqui ele vira um paradoxo: tem a força de uma logomarca pros iniciados, já que é tão significativo na história da moda, e ao mesmo tempo é preto, liso, industrial, quase uma negação do logo. 

Outro sinal de que Miuccia quis brincar com essa ideia de ostentação é que as estampas que ela traz de volta aparecem misturadas, remixadas no styling e nas próprias peças (cada metade da camisa com um padrão, por exemplo). Ela também cria logos novos – aparecem pendurados, como crachás-tags que podem ser removidos e sugerem que o ato de mostrar a marca assim é descartável-dispensável – e traz a linea rossa, que é mais esportiva e tem a ver com o time de competição de vela patrocinado pela Prada, representada por looks monocromáticos. O destaque fica pro look branco com a faixa vermelha na altura do peito, peça que poderia estar (e talvez já tenha estado) nas araras mas que, com essa proporção e styling, ganham status de passarela. E atenção pro chapéu pescador, tendência total. Veja mais na galeria!

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