Chanel pré outono-inverno 2015/16

04.12.2014

Diz que Coco Chanel passava férias na Áustria em 1954, se deparou com as jaquetas masculinas usadas por lá e teve a ideia pra famosa jaqueta de tweed que até hoje é um clássico absoluto da marca. Karl Lagerfeld conta algo bem parecido no filme “Reincarnation”, com Pharrell Williams no papel de um ascensorista de hotel e Geraldine Chaplin como a estilista, como a gente te mostrou.

E vem daí a ideia de Karl de usar a Áustria como cenário pro desfile Métiers d’Art, de pré outono-inverno 2015/16. A saber: este tipo de coleção sempre viaja ou tem uma ligação forte com outra cidade; já passou por Londres, Xangai, Edimburgo e Dallas, já remontou Moscou e Bombaim… A cidade agora é Salzburgo e a passarela foi armada dentro do palácio rococó Schloss Leopoldskron, cujos arredores – incluindo o lago Leopoldskroner Weiher – serviram de locação pra cenas do filme “A Noviça Rebelde”. Há uma infinidade de referências, portanto, do império austro-húngaro e a imperatriz Elisabeth da Áustria, a Sissi, que por sua vez já foi vivida pela Romy Schneider no cinema, até os trajes folclóricos da região, com o dirndl em foco, passando pelo drama musical dos Von-Trapp.

Lara Stone é a primeira a entrar, com um tailleur cheio de aplicações que lembram condecorações militares por cima de blusa de renda e rufo, dando início à sequência imperial tomboy, com calças justas, jaquetas e botas de amarração de canos altos ou muito altos, como a de Soo Joo, que já chega de shortinho jeans. Daí vem a parte mais folclórica com tricôs bordados em verde militar, vermelho, azul e amarelo – repare que até as bolsas são bordadas com motivos florais alpinos -, meiões, até que surgem calças mais modernas, amplas e com friso lateral, usadas com a camisaria com minirrufos e martingales. Aparece um tricozão usado por Jamie Bochert, culotes, saltos cheios de tiras de flores usados com meias, as clogs pesadonas com salto de madeira e tachas… Há o tempo todo o mix de realeza com o visual camponês alpino, que é embalado pra festa com corpete e saia plissada de couro ou plumas.

No final entra Sissi, ou Cara Delevingne, pra amarrar bem a narrativa criada por Karl, cujas imagens você vê aqui na galeria!

Tags:                                    

Compartilhar