Chanel pré outono-inverno 2016/17

02.12.2015

Não é exatamente uma homenagem a Itália que levou Karl Lagerfeld a fazer o desfile de pré outono-inverno 2016/17 da Chanel em Roma, mas sim uma homenagem ao cinema. É por isso que ele ocupou o Cinecittà, um dos mais famosos estúdios do mundo, com uma surpresa: uma Paris cenográfica, bem fake mesmo, perfeitinha. O cenário tem inspiração nos trabalhos do designer de produção Alexandre Trauner, que trabalhou com Marcel Carné nos anos 30 e 40.

Mas por que Lagerfeld não escolheu desfilar em Hollywood, já que a ideia é se referir ao cinema? Aí que está: a relação de Coco Chanel com Hollywood foi bem conturbada e não deu certo. Um dos filmes pelos quais foi contratada pra fazer o figurino, “Tonight or Never” (1931), com looks pra Gloria Swanson, foi um flop: Gloria estava grávida, e as peças eram até elegantes, mas pras telas do cinema americano não basta a elegância – é preciso um glamour eletrizante, contagiante. No fim, Coco se deu melhor no cinema europeu: entre os figurinos que assinou que chamam mais a atenção estão “A Regra do Jogo” (1939) de Jean Renoir e “O ano passado em Marienbad” (1961) de Alain Resnais. O próprio Karl, depois, se aventurou no assunto via Chanel em “De Salto Alto” (1991) de Pedro Almodóvar. Mas Coco fazia sucesso mesmo vestindo as estrelas na vida real. Jeanne Moreau, Delphine Seyrig, Anouk Aimée… Todas europeias. É dessa “dolce vita” que o desfile fala, entre os anos 40 e começo dos 60, com direito a uma bolsa em forma de câmera vintage!

Quem procurar bem até encontra referências a Roma em si: as capinhas à roupa ecumênica; os brincões de argola bem Sophia Loren; um certo clima barroco em alguns looks. Mas o que fica é o estilo francês fino, entre rendas pretas, plissados, duplas à gender light, um pouco de boudoir chic, calças amplas, saias lápis pretas de couro. Até a beleza tem um quê Brigitte Bardot, com olho bem marcado e cabelo solto e alto em cima. Confira mais na galeria!

Tags:                                                  

Compartilhar