Apartamento 03 outono-inverno 2015

07.11.2014

O filmeDersu Uzala” de Akira Kurosawa é o ponto de partida do outono-inverno 2015 da Apartamento 03, estreia da marca no line-up do SPFW! E também é o 1º desfile de uma nova fase da marca de Luiz Cláudio, agora parte do grupo Nohda de Patricia Bonaldi: “A gente estava namorando já faz um tempo, e aí decidimos nos casar!”, ele conta sorridente, no backstage antes da apresentação começar.

E a verdade é que, além do orientalismo nas silhuetas vindo de “Dersu Uzala”, outras referências permeiam as suas criações – Luiz se permitiu uma revisão de toda a sua carreira até agora, desde o comecinho. A 1ª saia que ele fez, com camadas de tecido, está representada (foto 16), e foi ela quem começou toda a história (a stylist Mariana Sucupira ganhou a saia dele, usou-a no supermercado, alguém viu, quis igual e de repente o tal apartamento nº 3, onde o estilista mora até hoje, acabou virando um ateliê e uma marca).

Rewind: pra mãe de Luiz, que o ensinou a costurar e dizia que costura boa é aquela em que você pode usar do avesso. Fast forward pra coleção atual: aplicação do vivo de forma desordenada, corte no fio, tudo representando esse tal “avesso que é bonito e pode ser usado”. No fim, ele vira um look inteiro, uma série de tiras unidas formando um trench e uma calça. Ainda tem uma estampa de floresta e bordado 3D com o viés de lã saltado, apoiado em canutilhos, imitando galhos. E o devorê de seda, e o tressê de fitas… Ótimo estreia: emocional, sincera e que vai funcionar nas araras. (Jorge Wakabara)

Tags:                        

Compartilhar