Amapô primavera-verão 2014/15

05.04.2014

O texto distribuído pra imprensa dizia que a inspiração é o Havaí. Mas, logo de cara, o desfile de primavera-verão 2014/15 da Amapô já mostrava que os havaianos dela tem dendê: na trilha, bombava o “É o Tchan no Havaí” a toda, e dá-lhe samba de roda pop até o fim. A “alta cúpula” fashion há de dizer: “Como a Carô Gold e a Pitty Taliani são irreverentes!” Mas a verdade é que o olhar delas não é irreverente como quem vê de fora e acha graça do “exotismo popular”, e sim de quem realmente quer se inserir no contexto, despindo-se de preconceitos e reconhecendo (e inclusive curtindo) o que existe no Brasil pra além do já valorizado chic da arquitetura de Oscar Niemeyer, dos jardins de Burle Marx, da erudição de Villa-Lobos…

Isso posto, a Amapô, marca que tem como carro-chefe o seu jeans moderno, coloca na passarela imagens divertidas, um estilo de vida que se afasta de um contexto urbano que outras marcas de jeanswear apostam, com direito a arranjos de cabeça incríveis. O mote da Amapô são as férias e os momentos de lazer (não só nessa coleção, mas como um todo) e o bacana é que, trazendo isso pra roupa, existe a sensação que você pode levar um pouco daquele #feriasfeelings pra qualquer dia. Então tem o jeans deep dye, a calça com punho, o short com pegada relax-esportiva; as estampas bem coloridas, algumas inspiradas em fotos das próprias estilistas em Caraíva, Trancoso e Morro de São Paulo; neoprene com hibiscos inclusive formando babados nos looks das meninas (tipo a nova hula-hula); cordas no biquíni e amarrando o vazado do jeans na lateral, bem sensual; verde militar lembrando que o Havaí é uma base militar dos EUA; bordados florais com brilho que vão do calçadão pro festão… A presença e atitude da marca, principalmente no último dia do evento de moda paulistano, nos lembra que otimismo ainda é uma boa chave pra resolver a tal crise da moda brasileira. E que, em questão de identidade, essa dupla já está muito mais na frente que muito peixe grande… (Jorge Wakabara)

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