Vitamina C pra pele? Polêmicas…

18.07.2018

Os benefícios da vitamina C pra nossa saúde são diversos: ela ajuda na fortalecimento do sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e auxilia na absorção do ferro, entre outras melhorias. Mas você sabia que tem gente usando-a diretamente na pele? A gente conversou com o dr. Luis Eduardo Pascoal, especialista em dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, que é a favor do uso, e com a esteticista Roseli Siqueira, que é contra, pra saber mais. Olha só:

. A vitamina C é quimicamente produzida em laboratório ou extraída de fontes alimentares. Ou seja, ela não é fabricada pelo corpo humano. Ácido ascórbico é o nome que ela recebe após ter sua molécula estabilizada pro uso na composição de produtos cosméticos. 

. Quais são os “superpoderes” desse ativo? A vitamina C, segundo dr. Luis, é antioxidante e age contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Também suaviza linhas de expressão, ameniza manchas e estimula a produção de colágeno. Já Roseli afirma que, pela vitamina C ser um ácido, ela vai ter o efeito exatamente contrário, de oxidar, apesar de “dar uma esticadinha a curto prazo, simulando a sensação de rejuvenescimento”. Efeitos a longo prazo, segundo ela? Mais manchas, mais enrugamento e pele supersensível à luz e poluição. Eita!

Veja também: beleza cibernética com filtros artsy!

. Qual é a diferença de tomar um suco de laranja e usar algum cosmético? Não há estudos que comprovam que a vitamina C ingerida traz resultados eficientes pra pele. Já sua eficácia no uso tópico, na fórmula de muitos produtos de beleza, é comprovada segundo dr. Luis.

. Pra que o produto seja realmente efetivo, ele deve conter vitamina C pura, com no mínimo 5% de concentração. A recomendação do dr. Luis é a aplicação de noite ou de manhã, quando combinada com o protetor solar. Protetor porque, lembra o que a gente disse? É um ácido e pode manchar!

. E tem contraindicação? “Só no caso de você ter um problema de pele em que momentaneamente você não pode usar o produto, tipo uma alergia, uma acne severa que pode causar uma irritação… mas fora isso, não existe,” o dr. explica. Já Roseli, como deu pra perceber, não recomenda. Na galeria você encontra alguns dos produtos disponíveis no mercado que contém vitamina C – confira clicando na foto!

Kiehl’s: 0800 722 8883
SkinCeuticals: 0800 701 7371

Tags:                        

Compartilhar