Um panorama sobre o mercado de beleza negra!

Reprodução/Pinterest
Um panorama geral sobre o mercado de beleza negra - clica na foto pra ver produtos de algumas marcas! Próxima Ver mais fotos
Um panorama geral sobre o mercado de beleza negra - clica na foto pra ver produtos de algumas marcas!

Um problema muito grande que a maioria das mulheres negras enfrenta é a falta de atenção do mercado de beleza pra elas. Mas a tendência indica que isso está mudando pouco a pouco, no Brasil e no mundo! É fato, porém, que poucas marcas, ainda mais as brasileiras, investem em produtos específicos pra peles mais escuras. No Reino Unido a onda promete não ser passageira: estima-se que negras gastam cerca de 6 vezes mais que outras mulheres nos cuidados com o cabelo, por exemplo, pois mudam o corte e estilos muito mais vezes e consequentemente gastam mais horas no salão. 

A Kahmune tem diversas tonalidades de salto pra você achar o nude perfeito!

Nos últimos anos, muitas empresas inglesas conquistaram espaço nesse segmento de mercado tentando preencher a demanda. Uma das maiores cadeias de cosméticos pra negras em Londres é a Pak Cosmetics, que tem 9 lojas verdes pelo mundo, além da online, e um outlet, abastecendo grandes redes. Mas a Pak é comandada por uma família de asiáticos, sendo que 80% de seus produtos são importados dos EUA – será que eles realmente entendem a necessidade da mulher negra? 

A Boots e a Superdrug, duas das maiores redes de farmácias de Londres, vendem alguns produtos mas contam com pouca variedade  – até mesmo nas unidades em áreas de comunidades negras. Por saber que é improvável encontrar uma oferta maior, muitas dessas consumidoras não retornam – a venda online se torna um canal mais interessante e prático. É o caso dos e-commerces Melariche, Antidote Street e My Luxe Beauty – que combinam em um só lugar diversos produtos de beleza específicos pra necessidade da mulher negra, tanto pra pele quanto pra cabelo. Por aqui, temos o serviço mensal da caixa por assinatura AfrôBox. E a gente selecionou algumas marcas bem legais do Reino Unido e do Brasil – confira abaixo:

Bouclème
A marca inglesa é especializada em produtos pra cabelos enrolados e crespos como creme, leave-in, restaurador, xampu e condicionador sem ser a base de sulfato e silicone. Além disso, tem uma preocupação com a sustentabilidade, utilizando ingredientes biodegradáveis e provenientes de comércio justo. Ah, e as embalagens podem ser recicladas! E mais – não testam em animais!

Cake Cosmestics
As maquiagens da Cake são adequadas pra variadas tonalidades da pele negra – no site, você pode encontrar a sua por comparação – entre corretivo, base, blush e batom. O mais legal é que o preço é acessível – a base, por exemplo, custa £ 13 (cerca de R$ 52).

Makeda Cosméticos
Percebendo a carência do mercado brasileiro em produtos pra cabelos crespos e cacheados, Sandra Silva e suas filhas, Sheila Makeda e Shirley Leela, se especializaram no ramo. Com experiência em uma empresa afroamericana de cosméticos em 92, Sandra abriu seu próprio salão de beleza e chegou a atender mais de 30 mil pessoas! O objetivo ao criar a Makeda foi apoiar mulheres em transição capilar, que muitas vezes tem dificuldades no processo pelo preconceito estético (as que não raspam a cabeça pra fazer a transição, por exemplo, ficam com a raiz diferente das pontas). Entre os produtos: umidificantes, ativadores, máscaras hidratantes – e tem até produto específico pra quem tem dreads! Eles não são testados animais e são livres de parabenos.

MDM Flow
A MDM Flow é especializada em batom pra pele negra – a inglesa e criadora Florence Adepoju estudava farmácia e trocou seu curso pra ciência cosmológica na renomada London College of Fashion. A marca une influências do hip-hop, anos 90 e 2000, moda e glamour. Florence percebeu que um dos ingredientes usados na fórmula do batom era melhor pras peles mais claras – e mudou a sua, adicionando os que melhoram a pigmentação na pele negra! 

The Afro Hair and Skin Co
O foco da The Afro Hair and Skin Co são cosméticos pra cabelos e peles negras feitos de modo natural e com ingredientes orgânicos. Além disso, tudo é produzido à mão com foco no comércio justo de todos os processos. Tem óleos faciais, manteigas de cabelo e mais!

Negra Rosa
Rosangela José da Silva começou na área como blogueira e youtuber, dando dicas e conselhos pra mulheres negras. Depois de compartilhar suas descobertas, começou a explorar melhor o campo da cosmética por perceber que não existiam muitas marcas especializadas. O legal é que ela passa o olhar de uma mulher negra pra uma mulher negra, que entende as necessidades! São 5 tons de base e uma boa quantidade de cores de batom líquido, matte e metálico.

Daniele da Mata
Daniele da Mata é maquiadora e tem uma escola itinerante de maquiagem e automaquiagem exclusiva pra peles negras. Não tem uma marca, mas está sempre dando dicas de empresas que apostam no mercado, além de dar workshops por vários estados do país! Pra ficar de olho segue no Insta, é o @damatamakeup!

Veja também: Low e no poo pras cacheadas e crespas, conhece?

Algumas marcas bem conhecidas já apostam numa gama grande de tonalidades em suas bases: é o caso da Natura, com a base líquida da linha Una Radiance e a Matific com mais de 18 cores. As bases da linha Fit Me!, da Maybelline, contém 32 tons, as da Dailus têm 8 opções de cor – entre bases, corretivos e pós das mais diversas texturas. Na Vult a base líquida HD Alta Cobertura abrange 16 cores por um preço bem acessível! Ainda existe muito espaço pros cosméticos específicos pras mulheres negras – vamos avançando!

Bouclème
Cake Cosmetics
Dailus: 2227-3333
Daniele da Mata: contatosdamata@gmail.com
MDM Flow
Makeda Cosméticos: (11) 2925-6267
Natura: 0800 115 566
Negra Rosa: (24) 3362-6991
The Afro Hair and Skin Co
The Beauty Box: 080 729 9070
Vult: (11) 4736-8890

Tags:                                                                                                                        

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas