Dicas pra uma ceia de Natal que agrada o coração!

19.12.2013

Fim de ano sempre vem acompanhado de muitas festas e, é claro, muita comida. Por isso que é preciso uma atenção especial com a alimentação, pra evitar exageros que possam ser prejudiciais à saúde. Pra te ajudar nesse dilema, Blog LP conversou com o nutrólogo do Hospital do Coração, dr. Daniel Magnoni, e pediu dicas pras ceias de fim de ano. Olha só:

. Podemos tornar qualquer refeição mais saudável e menos calórica apenas fazendo escolhas certas na hora de seu preparo. Por exemplo: no prato principal prefira carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro ou lombo, acompanhados de cereais integrais como arroz sete grãos. Essa combinação é ideal, pois é de grande valor nutritivo e poucas calorias!

. Antes da ceia faça pequenas e leves refeições durante o dia, beba bastante líquido e evite ficar “beliscando” os alimentos enquanto os prepara. Na hora, preencha o prato com um tipo de carne branca (assada ou grelhada, e de preferência sem pele), metade com saladas e o resto com acompanhamentos saudáveis (tipo o arroz sete grãos). Como sobremesa escolha apenas um tipo: o abacaxi é uma boa pedida porque auxilia na digestão.

. Nada de excessos etílicos também! Prefira vinho tinto orgânico (no máximo dois cálices) ou vinho sem álcool, mas dê preferência a sucos e água. Pra brindar o Natal e o Ano Novo vale uma tacinha de champanhe, é claro!

. Lembre sempre de evitar alimentos com alto teor de gorduras saturadas, porque eles influenciam no surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. É o caso de frituras, salgadinhos, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), carnes gordurosas (presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves), massas com cremes ou molhos cremosos, creme de leite e chantili.

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