Menu de Natal do Blog LP: saudável e delicioso!

20.12.2013

Pra você que se desesperou depois de ver nosso post sobre os exageros das ceias: nem tudo está perdido! Conversamos com a chef Nadia Campeotto da Annibale & Facini, uma empresa que presta consultoria em gastronomia funcional. Eles já desenvolveram cardápios pro Spa Lapinha e pro Ponta dos Ganchos Exclusive Resort e criaram um menu especial de ceia saudável pro Blog LP! Abaixo você encontra a receita de cada prato e as indicações dos benefícios que trazem os seus principais ingredientes! Depois dessa não dá pra ficar só no pernil com salpicão, né?

Entradas

Guacamole

Ingredientes
1 abacate
Suco de um limão
1 dente de alho amassado
2 tomates não muito maduros
1 cebola roxa
2 ramos de coentro fresco
2 colheres de sopa de azeite
1 pepino japonês longo
Sal a gosto

Modo de preparo: Amasse o abacate e misture com o suco de limão, o sal e o alho amassado. Reserve. Pique o tomate e cebola, tempere com azeite, limão e coentro. Reserve. Pique a cebola roxa e tempere com azeite, limão e sal. Corte o pepino em fatias bem finas, passe óleo em um recipiente pra ir a mesa (não muito grande, lembrando que será uma entrada) e monte do seguinte modo: tomate temperado em baixo, cobrindo com o abacate (apertando com a colher) e, por cima, a cebola roxa temperada. Decore com uma folha de coentro e um nacho de milho.

Benefícios: O abacate ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e é rico em antioxidantes.

Tartar de manga com rúcula e molho de açaí

Ingredientes
2 mangas tipo Palmer (nem madura e nem verde) cortada em cubos
Meio maço de rúcula cortada em pedaços
Suco de um limão
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

Molho de açaí:
½ xícara de açaí
2 colheres de sopa de Vinagre de Maçã
1 colher de Mel
1 colher de sopa de raspas de tangerina
½ colher de café de pimenta vermelha amassada

Modo de preparo: Misture a manga com a rúcula e tempere com limão, azeite e sal (pouco, pra não formar líquido). Unte um cortador e coloque a manga com a rúcula, apertando suavemente. Em outro recipiente, misture todos os ingredientes do molho de açaí ou bata no liquidificador. Cubra a manga e a rúcula com o molho e decore o prato.

Benefícios: A manga é fonte de potássio, antioxidantes, e vitaminas dos complexos A, B e C. Por isso, beneficia a pele e o sistema imunológico. Além disso, ela possui grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, que retardam a digestão de seu amido e fazem com que seu açúcar seja liberado mais lentamente no sangue. A rúcula exerce uma função especial sobre o funcionamento do intestino, atuando como anti-inflamatório nas colites, além de ser rica em ferro, cálcio, e vitaminas A e C. O açaí é um poderoso antioxidante, possui ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, fornece energia e promove a saciedade.

Pratos Principais

Moqueca funcional

Ingredientes
3 colheres de azeite de dendê
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
1 pimenta de cheiro picada
200g de cogumelo shitake cortado em fatias
200g de cogumelo shimeji
1 xícara de chá de abóbora com casca cortada em pedaços grandes
½ xícara de vagem picada em três pedaços
½ xícara de alga Hijiki
½ alho poro cortado em fatias
1 xícara de chá de água
2 tomates maduros picados
½ pimentão amarelo cortado em tiras
½ pimentão vermelho cortado em tiras
1 mandioquinha cortada em pedaços grandes
2 ramos de coentro fresco picado
Sal a gosto
1 vidro de leite de coco
1 Pimenta malagueta inteira para decorar
3 colheres de biomassa de banana verde (opcional)

Modo de preparo: Em uma panela grande coloque o azeite de dendê, a cebola picada, o alho e o gengibre. Cozinhe por dois minutos. Adicione a abóbora, a vagem, a água e o sal. Cozinhe por mais alguns minutos. Acrescente aos poucos os demais ingredientes e cozinhe até que fiquem macios. Coloque o leite de coco e cozinhe por mais uns minutos. Decore com o coentro fresco picado e a pimenta malagueta.

Benefícios: A alga hijiki é riquíssima em cálcio (100g da alga seca contém mais de 1.400mg de cálcio contra somente 100mg da quantidade proporcional de leite). É fonte dos mais importantes minerais e oligoelementos, que tonificam o corpo e purificam o sangue, mantendo constante o nível glicêmico. O gengibre tem propriedade anti-inflamatória e analgésica, auxilia o processo digestivo e o emagrecimento. A biomassa de banana verde atua como fibra alimentar produzindo substâncias que servem como fonte de energia pras bactérias benéficas do nosso intestino. Além disso, aumenta a imunidade e traz saciedade!

Arroz jasmim com coco e lavanda

Ingredientes
2 xícaras de arroz jasmim
4 xícaras de chá de jasmim
½ cebola média picada
2 dentes de alho amassados
½ xícara de chá de fitas ou flocos de coco
2 colheres de chá de lavanda seca
2 colheres de chá de óleo de coco
Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela coloque o óleo de coco, a cebola e o alho picado. Cozinhe por dois minutos. Adicione o arroz e mexa por alguns minutos. Em seguida adicione o chá de jasmim e o sal e cozinhe em fogo brando (com a tampa semiaberta), até que o chá seque. Coloque o coco e a lavanda, tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos, mexa e sirva em seguida.

Benefícios: O óleo de coco é antioxidante, diminuiu o colesterol ruim, melhora o sistema imunológico e o funcionamento da tireoide, regula a função intestinal e auxilia no emagrecimento. A lavanda combate flatulência, infecções intestinais e problemas de estômago. Além disso é capaz de reduzir o estresse e combater a depressão. O jasmim melhora a concentração, estimula a capacidade intelectual e alivia o stress.

Farofa de banana, quinua e castanha de caju

Ingredientes
3 bananas nanicas cortadas em pedaços
½ alho poró cortado em fatias
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 ½ xícaras de chá de flocos de quinua
1/3 de xícara de chá de castanha de caju cortadas ao meio
Sal a gosto

Modo de preparo: Coloque o azeite, a cebola e o alho em uma panela e cozinhe por 2 minutos. Em seguida coloque o alho poró e cozinhe um pouco. Adicione as bananas cortadas em pequenos pedaços e mexa um pouco. Adicione os flocos de quinua, o sal e as castanhas, mexa e sirva.

Benefícios: A quinua é um alimento de alto valor biológico, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa pra funcionar corretamente. É fonte de cálcio, ferro, zinco, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B e fibras. O cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão. Já os ômegas 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol. O zinco atua no sistema imunológico e nos processos de cicatrização, e as vitaminas do complexo B auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso, na manutenção muscular e na síntese de hormônios. A quinua ainda é rica em proteínas, por isso é ideal pra quem pratica atividade física e busca o fortalecimento muscular. Não contém glúten, portanto pode ser utilizada por portadores de doença celíaca. E a castanha de caju é protetora do sistema cardiovascular, potencializa a absorção de cálcio e ajuda no funcionamento do sistema imunológico.

Risoto de arroz negro com cogumelos, alho poró, vinho do porto e castanha do Pará

Ingredientes
1 xícara de arroz preto
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 ½ xícaras de água
1 xícara de chá de cogumelo shimeji
1 xícara de chá cogumelo shitake
1 tomate picado
1/3 de xícara de chá de vinho do Porto
1 xícara de alho-poró picado
1 colher de sopa de shoyu
½ xícara de chá de castanha do Pará
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela de pressão, coloque o azeite de oliva e adicione a cebola picada e um dente de alho amassado. Não é necessário dourar. Adicione o arroz, a água e o sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe terminar a pressão. O arroz deve estar com consistência al dente. Em uma outra panela coloque o azeite, adicione um dente de alho amassado, o alho poró e cozinhe um pouco. Adicione os cogumelos, a água e o shoyu. Cozinhe por uns 10 minutos – até que os cogumelos estejam cozidos e macios. Em uma 3ª panela coloque o azeite, o alho, a cebola e cozinhe um pouco. Acrescente o tomate, um pouco de água, o sal, a biomassa e cozinhe por uns 4 minutos. Misture as três preparações e adicione o vinho do porto, mexa suavemente e cozinhe até obter uma consistência cremosa (uns 2 minutos). Desligue o fogo, adicione as castanhas e sirva imediatamente.

Benefícios: O arroz negro é rico em compostos fenólicos, substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante. É fonte de ferro e vitaminas do complexo B e, quando comparado ao arroz integral, possui quantidade maior de proteínas e fibras e menor de calorias e gordura. O cogumelo shitake é rico em proteína e conta com 9 dos 12 aminoácidos essenciais. Atua no controle da pressão arterial, na redução do nível de colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias. Já o cogumelo shimeji é rico em vitamina B 12, capaz de modular o sistema imunológico. Possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e o colesterol. A castanha do Pará é fonte de selênio, desintoxicante, combate o envelhecimento celular, melhora o funcionamento da tiroide e previne doenças degenerativas e o câncer.

Sobremesa

Bolo de banana exótico

Ingredientes
6 bananas bem maduras
3 ovos orgânicos
¼ de xícara de chá de óleo de coco
½ xícara de chá de farinha de arroz
½ xícara de chá de fécula de batata
½ xícara de chá de amido de milho
1 xícara de chá de leite de arroz ou água
1 colher de café de extrato de baunilha
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 xícara de frutas cristalizadas
1 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de sal

Modo de preparo: Descasque as 5 bananas e amasse-as grosseiramente com um garfo. Reserve. Bata as claras em neve com a pitada de sal e, no final, acrescente o extrato de baunilha. Reserve. Bata em batedeira as 3 gemas com o açúcar até formar um composto espumoso e claro. Adicione o óleo e o leite de arroz e continue batendo. Adicione as especiarias e as farinhas. Desligue a batedeira e acrescente as bananas amassadas, o fermento em pó, as uvas passas, as castanhas e as claras em neve. Misture gentilmente pra massa ficar aerada. Untar uma forma quadrada com óleo de girassol e farinha de arroz. Despeje a massa e leve em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que o bolo esteja totalmente assado (depende da potência dele). Após esfriar, corte-o em pedaços quadrados e leve à geladeira. Servir gelado com a mousse de chocolate funcional ou geleia de sua preferência, decore com canela em pó e em pau.

Benefícios: O cardamomo possui efeito digestivo, antisséptico, laxante e expectorante. Estudos recentes demonstraram a sua capacidade de matar a H. Pilory, uma bactéria associada a gastrites e úlceras. Ele exerce um efeito calmante no aparelho digestivo e é usado para tratar dispepsias. O cravo melhora o peristaltismo intestinal, além de ser vermífugo, analgésico e antisséptico. A canela estimula a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão e atrasando o esvaziamento gástrico. Isso ajuda a segurar mais a fome ao longo do dia! Ela ainda é antibacteriana, expectorante e anti-inflamatória. Possui propriedade termogênica, melhora a circulação, aumenta a temperatura corporal e ajuda na queima de gordura se associada à atividades físicas regulares e dieta. E abaixa a concentração de glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina.

Mousse de chocolate funcional

Ingredientes
200g de biomassa de banana verde
100g de chocolate 70%
50g de leite de coco
1 colher de açúcar demerara ou mel (opcional)
2 claras

Modo de preparo: Bata as claras em neve e reserve. Derreta o chocolate em banho maria, adicione a biomassa e leite de coco e mexa até formar um composto homogêneo. Misture com as claras em neve e coloque na geladeira por 4 horas.

Benefícios: O chocolate 70% cacau é rico em substâncias antioxidantes, reduz o risco de doenças cardíacas, acidente vascular e diabetes tipo 2. Além de ser anti-inflamatório e anti-tromboembólico, semelhante a aspirina (reduz a agregação de plaqueta, impedindo a obstrução dos vasos).

Abacaxi temperado com especiarias

Ingredientes
6 fatias de abacaxi pérola
Páprica doce em pó quanto baste
Pimenta jamaicana em pó quanto baste
Raspas de limão siciliano quanto baste
Hortelã quanto baste

Modo de preparo: Descasque e corte o abacaxi em fatias. Salpique a pimenta jamaicana e a páprica doce por todo o abacaxi, faça o mesmo com as raspas de limão e com o hortelã. Sirva bem gelado.

Benefícios: O abacaxi melhora a função intestinal, facilita a digestão graças à bromelina e é um excelente diurético. A hortelã possui ação estimulante e tônica pro aparelho digestivo, além de ser antisséptica, anestésica, adstringente, calmante e antiparasitária. A páprica, devido à presença dos carotenoides, é um potente antioxidante e por ser da mesma família da pimenta tem altas concentração de capsaicina, que reduz as dores e traz benefícios cardiovasculares. É anti-inflamatória, digestiva e estimula a circulação sanguínea. A pimenta jamaicana é antisséptica e estimula o sistema digestivo.

Tags:                                                                                                    

Compartilhar