Saiba tudo sobre os novos antioxidantes

22.07.2013

Fala-se muito em antioxidantes como os grandes aliados pra uma aparência jovem. Mas afinal, como eles agem? E o que há de novo nesse mercado? Blog LP conversou com a dra. Maria Bussade, especialista em dermatologia pela SBD, pra te explicar de forma bem didática o poder dessas moléculas.

“Alguns processos levam a maior oxidação das células, como o sol, estresse, cigarro, alimentação incorreta, exercícios em excesso. Eles deixam um lixo no organismo. Costumo dizer a meus pacientes que é como se as células ficassem enferrujadas. Antioxidantes são moléculas que bloqueiam a ação desse lixo, prevenindo o envelhecimento precoce, diminuindo o estresse oxidativo“, explica.

Goji berry: Conheça as vantagens da fruta da vez

A anulação total desse processo é, claro, impossível, mas antioxidantes são importantes exatamente pra retardar a ação desse “lixo”, os radicais livres. E as pesquisas não param, pra trazer novos produtos com ação antiox em formato de alimentos, suplementos e cremes pro mercado. Qual deles escolher? O ideal é coordenar todas as opções. “É fundamental suplementar a alimentação, porque não produzimos vitaminas como a E e a C. Pra conseguir a quantidade suficiente teríamos que comer 8 laranjas por dia, é extremamente difícil. Geralmente temos que associar o oral e o tópico. O oral pra agir de uma forma geral e o tópico pra local, e um potencializa a ação do outro”.

Na alimentação e suplementação a grande descoberta são os berries: goji berry e açaí possuem maior concentração de antioxidantes, mas também são indicados mirtilo, amora, framboesa, cranberry, morango, romã, ameixa seca e uva passa. A dica é que, quanto mais intensas forem as cores, mais capacidade de absorção de radicais livres. A dra. também cita resveratrol (polifenol presente nas uvas e vinho tinto), chá verde, selênio e licopeno (tomate, beterraba, melancia etc.) como grandes fontes alimentares, além da vitamina C.

“Entre os produtos tópicos, o grande avanço são as novas apresentações da vitamina C com nanotecnologia, com partículas muito pequenas que facilitam a penetração na pele. Elas são associadas ao silício, que estabiliza a vitamina. Também temos o ácido elágico (que vem da romã), chá verde, ácido ferúlico e coffeeberry entre as novidades”.

O poder da juventude no vinho, segundo a Caudalie

Falar de antioxidantes é importante, mas cada vez mais pesquisas apontam pra um outro vilão do envelhecimento: o açúcar! E aí entram o que Maria Bussade chama de os novos antioxidantes: os antiglicantes. “O açúcar concentra e endurece precocemente as fibras de colágeno e elásticas da pele, então antiglicantes como a carnosina aliados a uma dieta com baixo índice glicêmico são importantes, mas não excluem os antioxidantes”.

E por último, mas não menos importante: antioxidante em excesso faz mal! “Sempre deve haver orientação médica, porque o uso errado pode trazer problemas hepáticos, inclusive. Especialistas sabem a dosagem ideal, fazem pausas no uso e trocam as fontes conforme o tempo. Com orientação isso é muito benéfico, mas sem, pode trazer efeitos colaterais”.

Blog LP selecionou cosméticos com os ativos indicados pela dermatologista disponíveis no mercado e te mostra aqui na galeria. Clica na foto pra acessar!

Anna Pegova: 0800 13 13 45
Biotherm: 0800 701 7323
Dermage: 0800 024 1064
Melora: (11) 4003-2141
La Roche-Posay: 0800 701 1552
Shiseido: 0800 14 80 23
SkinCeuticals: 0800 701 7371

Tags:                                                    

Compartilhar