A moda é um reflexo de seu tempo e, convenhamos, a pandemia da Covid-19 não foi nada fácil! Tudo parece inacreditável, surreal mesmo!
Fotos: Reprodução
E na temporada para o inverno 2022/23, duas grifes apostaram na estética surrealista: Loewe (foto) e Schiaparelli, marca historicamente associada a esse movimento artístico!
Ambas trabalham o "trompe l'oeil"(ilusão de ótica) em estampas ou silhuetas, tipo este vestido Loewe com mãos estampadas ou a bolsa Schiaparelli em formato de torso.
A Schiaparelli, com direção criativa de Daniel Roseberry, propõe roupas e acessórios que parecem partes ou extensões do corpo, com formatos pontiagudos em tops, chapéus e até balaclavas!
A silhueta ganha contornos futuristas nesse look de couro da Schiaparelli.
E esses recortes sobre o tecido plissado mimetizam as fibras musculares!
Já a Loewe, com direção criativa de Jonathan Anderson, cria silhuetas tridimensionais em formas redondas como se fossem balões.
O chapéu-sapato de Schiaparelli encontra abrigo no vestido da Loewe!
Olha essas estampas "trompe l'oeil" com o peito-bexiga!
Mais bexigas amassadinhas da Loewe por dentro dos drapeados!
O movimento surrealista surgiu na década de 1920 e subvertia a realidade através da arte. Em julho de 2022, Schiap e sua relação com esses artistas vai ser tema de uma exposição em Paris!