Desfiles

A nova alta-costura da Pyer Moss

Babado quente na moda! Pela primeira vez um estilista negro norte-americano é convidado a participar da Semana de Alta-Costura de Paris.

Fotos: Reprodução

Kerby Jean-Raymond lançou sua marca Pyer Moss em 2013 e conquistou amantes do streetstyle como as atrizes Zendaya e Tracee Ellis Ross.

O desfile seria transmitido ao vivo no dia 08/07, mas devido às chuvas torrenciais, a passarela ao ar livre montada em Nova York foi inundada.

O desfile então foi remarcado para 10/07, no mesmo local: a mansão de C.J. Walker, filha de escravos que se tornou a primeira mulher negra milionária nos EUA com sua marca de beleza.

O desfile abre com a fala poderosa de Elaine Brown, a única presidente mulher do Partido dos Panteras Negras, sobre a história do movimento negro norte-americano.

O desfile em si começa quando o rapper 22Gz toma o palco. Ele é de East Flatbush, Nova York, mesmo lugar onde Jean-Raymond cresceu. 

Intitulada "Wat U Iz", a coleção é inspirada em invenções criadas por pessoas negras ao longo da história e que hoje fazem parte do nosso dia a dia.

A estética é bem camp. Olha só essa roupa de pote de pasta de amendoim, produto lançado pelo agrônomo e cientista George Washington Carver.

E esse vestido com uma geladeira na frente? Em 1891, John Standard criou um novo modelo de refrigerador doméstico. Os imãs formavam a frase "mas quem inventou o trauma negro?"

A força da coleção de Kerby Jean-Raymond vai além das "roupas". Traz uma potência quase "subversiva" ao reimaginar a alta-costura protagonizada por pessoas negras.

Mas não tinha só discurso. Vários looks provavam seu olhar sofisticado.

Olha esse chapéu que imita uma fechadura!

Clica aqui pra assistir ao desfile completo!