Categorias: Portfolio

Franc Fernandez faz a cabeça da moda

16.09.2010

Lady Gaga é um nome muito procurado no Google. Mas “Lady Gaga” + “meat dress” é o termo mais popular nas pesquisas relacionadas com a cantora pop do site de buscas ontem, 15/09. Meat dress (em português, “vestido feito de carne“) é um dos 3 modelos escolhidos por ela pra ser usado no MTV Video Music Awards de 2010 e deu muito mais o que falar do que os os outros 2  – que eram feitos só de tecido, mesmo.

LEIA TAMBÉM: Os looks do VMA 2010

A “etiqueta” do vestido (mais a cabeça, os sapatos e a bolsa carteira) de carne é de Franc Fernandez. Você pode se lembrar de ter visto algo do tipo antes – e deixe de ser tão fashionista, não foi necessariamente na capa da edição de setembro da “Vogue HommesJapão! Foi na obra “Vanitas: flash dress from an albino anorectic“, de 1987, da artista canadense Jana Sterbak, que já circulou bastante por galerias e museus de todo mundo.

A peça da capa da revista também leva a etiqueta do artista-e-estilista Franc Fernandez. Foi depois de vestir sua cliente com ela pro editorial fotografado por Terry Richardson que o stylist Nicola Formichetti encomendou o look da premiação ao estilista. Leia detalhes: ele foi feito com carne argentina, encomendada ao açougueiro da família do estilista em Los Angeles (foi ele também que cedeu a linha usada pra amarrar o sapato). O vestido foi feito como no processo da moulage, onde uma roupa é construída no manequim e não a partir de moldes. Ele continha um corselet embutido, usado pra dar sustentação e mantê-lo no lugar, mas o resto do vestido ficou em contato direto com a pele. Demorou uns 3 dias pra que ele ficasse pronto e, enquanto Franc e sua equipe não trabalhavam nele, era mantido refrigerado. Fernandez disse pra MTV dos EUA que Lady Gaga sentiu um friozinho quando vestiu o look, mas que estava muito mais confortável com ele do que dentro dos outros looks usados na mesma noite.

Franc Fernandez mora em Los Angeles e começou a fazer cabeças pra complementar os looks que usava pra ferver nos clubes noturnos. Sim, são as cabeças o que ele sabe fazer de melhor! E Gaga é a melhor cliente pros tipos de cabeças que ele faz: itens completamente exuberantes, com influências de mil e uma coisas – de Grace Jones à sua formação em design gráfico, passando pela experiência que teve trabalhando em um escritório de arquitetura. A passagem pra outras peças do vestuário é mais recente, mas não menos eficaz – o modelo que você conheceu em detalhes aí em cima (no qual a cabeça foi o menos comentado) mostra que este é apenas o começo da carreira de mais um designer que entra na moda arrastando um pouquinho de arte consigo… Vá pra galeria pra conferir e depois comentar!

Tags:                                                  

Compartilhar