Categorias: Portfolio

Palombo, o Sr. Sátira de Moda!

09.02.2012

Dono do satírico blogHumor Chic, Alexsandro Palombo é um daqueles artistas irreverentes e controversos. Nascido em Brindisi, na região de Salento, na Itália, foi aos 19 anos pra Milão estudar moda no Instituto Marangoni. Mas não fixou raízes. “Não tenho endereço. Me defino como nômade”, conta em entrevista ao Blog LP. Após formado, Palombo fez algumas consultorias em grandes grifes de Milão, Paris e Hong Kong, mas prefere não dar nome aos bois. “Nunca falo sobre meu trabalho como consultor ou a relação com as casas e os estilistas; senão acabaria revelando como o ‘Humor Chic’ sabe tantas verdades sobre o mundo da moda…”

Sua estréia nas passarelas da Semana de Moda de Milão foi aos 24 anos, com a 1ª coleção feminina da marca que levava seu nome – e durante 10 anos foi um dos expoentes da avant-garde italiana. “Fiz parte de um eclético e provocativo grupo de jovens estilistas; produzido pelas mesmas pessoas responsáveis por alavancar Alexander McQueen“. Criticado e boicotado, aos 34 anos decidiu jogar a toalha. “Talento é algo que incomoda, e aqueles que se sentem ofuscados fazem de tudo pra te destruir e apagar suas conquistas”, acredita.

VEJA AINDA: As camisetas da parceria de Matt Groening com Rei Kawakubo
VEJA TAMBÉM: Galãs da Disney nas capas de revistas!

O blog “Humor Chic” nasceu como uma necessidade de expressão do estilista aposentado, uma válvula de escape. “É um grande show ilustrado de moda”. Um retrato da sociedade, costumes, cultura, moda e personalidades, vistas sob uma ótica ácida e bem humorada. Sua inspiração é a liberdade: “Não tenho ícones, gosto de pessoas com intelecto e personalidade forte”. Segundo Palombo, o mundo precisava de um remédio pra combater a censura, o tédio, a superficialidade, a frigidez e a hipocrisia da atualidade, especialmente na moda. E quando o assunto é moda, o ilustrador é um pouco apocalíptico: “Tá em alta ser antimoda. Falamos de um sistema capenga e falido, um regurgito com autenticidade zero”.

E pra quem acha que as sátiras de Anna Wintour, Karl Lagerfeld e de toda trupe fashionista é vista com maus olhos por eles, se engana: “Recebo grande feedback de quem desenho. Todos positivos, infelizmente”. O artista afirma que as únicas pessoas que não gostam de seu trabalho são aquelas que ainda não foram retratadas por ele. Acometido por um câncer há algum tempo, Palombo prefere não discutir assuntos pessoais. Mas diz que continua na luta pra “levantar a saia” desta sociedade falsa e medíocre: “Não vejo a hora de abaixar as calças dela de vez”. O artista adianta que o “Humor Chic” tem projetos especiais pra Semana de Moda de NY, que acontece agora, de 8 a 16/02. Quanto ao futuro, ele é bem direto: “E quem disse que tenho um?” O trabalho no “Humor Chic” e alguns looks que já passaram pelas passarelas de Milão, você confere na galeria!

Tags:                                

Compartilhar