Categorias: Moda

A maquiagem faz você ser o que quiser, diz Ve Neill

03.02.2010

Há quem use a maquiagem pra deixar as bochechas cor de rosa ou pra esconder olheiras – Ve Neill usa para transformar homens em monstros. A top maquiadora americana esteve no Brasil no dia 1/02 a convite da Avon para falar sobre seu trabalho, especializado há mais de 30 anos na caracterização de atores e atrizes para filmes hollywoodianos – e que colocou 3 estatuetas do Oscar e mais 2 do Emmy na prateleira de sua casa. Já assistiu “Edward Mãos de Tesoura” (1990, Tim Burton)? A maquiagem é dela. E “Jornada nas Estrelas” (1979, Robert Wise)? Também! Ela é a pessoa que faz você ser quem quiser com a ajuda de alguns produtos e pincéis (os que ela vende, inclusive, são famosos). Por isso, Blog LP quis bater um papo com ela. Confira a abaixo a entrevista!

Marie Hippenmeyer/DivulgaçãoVe NeillNe Veill

Você é especializada em caracterização. Isso significa que qualquer pessoa pode ser quem quiser com ajuda da maquiagem?
Com certeza. Eu acho que todos podem ficar diferentes com o uso da maquiagem. Podemos pegar uma mulher bonita e deixá-la mais bonita, podemos pegar uma mulher nem tão bonita e deixá-la maravilhosa e podemos deixar feia uma mulher maravilhosa – só vai depender da sua intenção.

E já que sua intenção pode ser colocar em evidência ou esconder uma parte do rosto, existe uma dica que sai da maquiagem de caracterização e vai pra a vida real?
A maquiagem trata exatamente disso: de iluminar ou usar sombra. Quando você quer destacar uma área, deixa ela mais clara. Se quer fazer algo desaparecer, deixe mais escuro. No dia-a-dia, o pó é mais fácil de ser usado. Se tiver uma sombra marrom clara também pode usá-la para sombrear a linha da mandíbula, da maçã do rosto. E a mesma coisa pode ser feita com a área dos olhos. Se quer destacar os olhos, deixe-os claros e no fundo use uma cor mais escura.

Quais os materiais que você usa, além da maquiagem?
Uso diferentes produtos, como próteses de silicone, próteses de gelatina ou de látex. Vai depender o tipo de personagens que estou criando.

Alguma atriz já te pediu pra fazer algo desse tipo, dando uma ajudinha em algum ponto do rosto com a maquiagem?
Normalmente as atrizes querem ter a melhor aparência possível. Então fazemos o que é possível pra destacar as boas qualidades. Sombrear a linha da mandíbula, cobrir as manchas…

E alguma atriz se recusou a assumir um look de make-up?
Não é exatamente se recusar. Às vezes, elas não querem ficar tão feias quanto deveriam ficar. Acho que nenhuma atriz quer ficar feia, com má aparência. Então elas dizem: “Sei que eu deveria ficar horrorosa para essa cena, mas não me deixe ficar tão feia, por favor”. Se o diretor disser que a atriz tem que ficar assim, deixamos como está – senão, ajudamos a atriz!

Quais foram os looks mais trabalhosos que já fez?
Eu considero que um dos mais longos foi [o de Robin Williams] em “Mrs. Doubtifire – Uma Babá Quase Perfeita”. Era longo e foi feito muitas e muitas vezes! E também foi um dos mais trabalhosos: quando começamos com o trabalho, tínhamos 13 peças sobrepostas só no rosto. A 1ª vez que fizemos a maquiagem levamos 4 horas e meia do começo ao fim, porque tinha a peruca, tinha colocar toda maquiagem e a vestimenta. Depois esse tempo caiu para 1 hora e 45 minutos. Assim, ele saia do trailer de maquiagem em 2 horas!

Tags:                        

Compartilhar