A Urban Outfitters vende camiseta com logo socialista

21.03.2017

A estampa do Che Guevara é coisa do passado, será? A Urban Outfitters estava vendendo uma camiseta fofa com um desenho de uma mão segurando uma flor. Até aí tudo bem, só que… esse é o logo do partido socialista espanhol PSOE, peça-chave nos anos de reabertura democrática pós-ditadura franquista. E a internet entrou em modo agitado, com reclamações e memes, claro. A página que vendia a camiseta, parte da linha da marca de streetwear Stussy que também vende peças com logo da Nasa, Atari e outras empresas, saiu do ar.

Veja também: clima anti-Trump marcou a Semana de Moda de NY

Mas isso lembrou a gente do desfile masculino da Balenciaga com peças que lembram o logo de Bernie Sanders, político com viés socialista que concorreu com Hillary Clinton pra vaga de candidato democrata à presidência dos EUA – e perdeu. O uso do logo na passarela da maison não despertou tantas reações – o próprio Bernie, inclusive, comentou o fato com muito bom humor. Só pra lembrar: Demna Gvasalia, o atual estilista da Balenciaga, nasceu sob regime socialista na Geórgia em 1981. O país só virou uma república independente e deixou a União Soviética com o fim dela, em 1991.

E a camiseta-slogan está na moda – confira!

Caso você tenha se interessado mas ao mesmo tempo queira estimular a indústria local, partidos como o PSOL, PSTU e PCdoB vendem camisetas sim, geralmente em comícios, eventos e em suas sedes. A do PSOL, por exemplo, custa R$ 10 (a do sol desenho pelo Ziraldo) ou R$ 15 (as demais). E quem quiser com o logo mais parecido: por aqui o símbolo da rosa é do PDT.

Tags:                      

Compartilhar