Susana Barbosa fala sobre a “Elle” por Karl Lagerfeld

10.05.2013

A “Elle” Brasil completa 25 anos! Pra comemorar, tem editorial superespecial na edição de maio da revista. É o ensaio de capa com Helena Christensen, fotografado por Karl Lagerfeld especialmente pra data, com styling de Susana Barbosa, diretora de redação. Blog LP conversou com ela pra saber como foi trabalhar ao lado do estilista alemão no estúdio dele, em Paris, olha só:

Por que Karl Lagerfeld pra fotografar a capa de 25 anos da “Elle Brasil”?
Porque a data merece algo especial e não há nada mais especial do que ele. Quando comecei a pensar no que fazer para a edição, me ocorreu essa ideia. Queria algo inédito. Fui atrás e consegui. Foi mais simples do que eu imaginava.

Como foi a sessão de fotos?
É até clichê dizer isso, mas não há como evitar o clichê quando se fala de Karl Lagerfeld. Foi uma experiência única, que guardarei pra sempre. Me senti privilegiada de, mais que conhecê-lo, ter tido a oportunidade de trabalhar com ele. Na prática foi tudo absolutamente normal, a não ser pelo horário. A equipe de produção marcou pra que todos estivessem no estúdio às 15h. Ele chegou às 21h. Cumprimentou a todos e sumiu. Foi pra casa jantar! (Risos) Voltou às 22h30, deu uma entrevista para o André Leon Talley (que também estava lá o dia todo esperando por ele) e, finalmente, às 23h30, começamos a fotografar. A partir daí foi rápido. Às 2h terminamos. Fizemos 10 fotos e uma capa. O estúdio tem um clima de lounge, o ambiente é descontraído, e eu já tinha sido avisada de que esse era seu ritmo.

Quem escolheu a Helena pra capa, ele ou vocês?
Ele escolheu. Tínhamos várias opções, inclusive de modelos brasileiras. Ele acabou decidindo pela Helena porque, coincidentemente, eles se conheceram também há 25 anos, o mesmo tempo que a “Elle” Brasil existe. Ele mesmo me contou toda a história de como, desde então, os dois têm uma sólida relação de trabalho e de amizade. E ela é ótima. Muito simpática e nada afetada. Foi uma delícia trabalhar com ela também.

Com qual palavra você definiria esses 25 anos da “Elle” Brasil?
Atitude!

Qual é o grande diferencial da revista no mercado brasileiro de moda?
Acho que a “Elle” é uma revista sintonizada com o tempo que vivemos. Falamos de luxo, mas de um jeito cool, acessível. Sua linguagem é mais jovem. Considero também que ela é mais irreverente e ousada que os outros títulos, tanto nas imagens de moda quanto nos assuntos abordados na pauta. Qual outra revista feminina no Brasil teria colocado Lea T. na capa? Assumimos certas bandeiras que em outros títulos ficariam desconexas. A “Elle” é mais vanguardista nesse sentido.

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