Categorias: Moda

Rosita Missoni para Blog LP

08.12.2010

Rosita Missoni é mãe de Angela Missoni, avó de Margherita Missoni – e fundadora da grife italiana que leva o nome de todos os anteriores. Ela está no Brasil em viagem de trabalho mas parou ali, na loja que sua família abriu no shopping Iguatemi, pra falar com Blog LP. Leia abaixo!

É a sua 1ª vez nesta loja do Brasil. Que tal?
Eu gostei da loja. E o shopping? Fantástico! Já havia visto fotos do lugar, mas passei pelos corredores olhando as vitrines e fiquei com vontade de fazer compras.

Se você olhou as vitrines deve ter visto lojas com a padronagem de zigue-zague da Missoni, mas que não eram a Missoni.
A 1ª vez em que vi isso fiquei nervosa. Mas agora, não mais. É constrangedor – principalmente pois algumas das cópias são de péssima qualidade – mas, de certa maneira, pode ser uma homenagem. Se eles copiam você é porque reconhecem em você um estilo, uma tendência. Isso faz de nós trendsetters.

Há quem diga que a última coleção feminina da Missoni, de primavera-verão 2011, foi uma ruptura com o que a grife havia feito antes. Você concorda?

Sim.

E com as críticas?
Tivemos muitas críticas duras. Suzy Menkes que, de modo geral, sempre foi uma das entusiastas da marca, também escreveu uma crítica mais dura, mas concordou conosco no final; estamos certos de seguir adiante. Minha filha [Angela Missoni, estilista] está certa. Tivemos uma grande chance de nos afastar de tudo aquilo que estava acontecendo na moda; toda a coisa seventies que apareceu em NY, e que sempre foi algo muito associado ao momento no qual a Missoni apareceu como algo fashion. De nada adiantaria ecoar isso com uma nova coleção. Visitamos nossos arquivos, é claro, mas com um sem fim de jeitos diferentes de nos expressar por eles, e foi isso o que fizemos. Ficou até bem Brasil, né?

É?
É! Tinha uma influência do estilo brasileiro nas roupas. A coleção é de verão, uma época de férias, maluca.

Onde você vai passar as férias deste final de ano?
Em Omã. Estamos construindo um hotel Missoni lá. Estive lá em março, mas quero mostrar o lugar ao meu marido. Ele é lindo, estamos situados bem na frente do oceano. Estou tentando montar um jardim, mas está difícil, viu? A temperatura é muito quente lá e não consigo colocar as plantas tropicais que gostaria de ver.

Você imagina uma pessoa que não é parte da família assumindo a direção-criativa da Missoni?
Não. É difícil encontrar um estilista que mantenha o tipo de interesse que temos. É claro que temos jovens de fora da família trabalhando conosco, mas eles trabalham na fábrica, não na equipe que direciona o estilo. Espero que tenhamos a chance de manter isso entre a família. Seria o meu desejo.

Tags:              

Compartilhar