Categorias: Moda

Um trio fashion da pesada

01.06.2009

Jorge WakabaraGloria, Costanza, Regina

Regina Guerreiro, Gloria Kalil, Costanza Pascolato. Imagine as três juntas em uma palestra – foi nisso que a Editora Abril pensou pra inaugurar sua primeira Semana de Moda, que conta com apresentações e debates com especialistas na área. As três foram convidadas pra contar um pouco a história delas na Abril – todas passaram pela empresa, especialmente no começo de tudo, quando começou a formação do jornalismo de moda nas revistas femininas.

O que talvez você não saiba e que quem estava na palestra – aberta só pra funcionários – descobriu é que…

. “Claudia” foi a primeira revista a contar com manequins exclusivas. Eram 3 – e uma delas era Maria Lúcia Dahl, irmã da figurinista Marília Carneiro, que depois virou atriz.

. Em 1964, a jovem jornalista Regina começou a trabalhar na Abril. Ela queria mesmo era fazer reportagens policiais, mas começou fazendo uma seção chamada… “Garotas“!

. Gloria conheceu Regina bem antes de ambas entrarem no jornalismo. Mais especificamente… no ônibus! Ambas pegavam o mesmo pra ir à escola!

. Costanza já pediu emprego pra Regina, na época em que ela possuía uma empresa de consultoria de moda. Estava deserdada e sem marido e, segundo a própria, era uma dondoca – e bateu lá dizendo: “Regina, com você eu trabalho de graça”. A outra respondeu, olhando a saharienne da candidata a um emprego: “Não contrato quem usa Yves Saint-Laurent“. Regina se justifica: “Produção é muito trabalho, tem até que limpar o chão!”.

. O inglês de Regina não é muito bom. Ela conta que quando entrevistou Ossie Clark, ficou impressionada – era a primeira vez que via um homem usando uma bota de salto alto. Clodovil comentou, ao ler a matéria: “Olha como a Regina é boa, dá pra ver que ele é doidão lendo a entrevista!”. Entre as frases de destaque nas respostas: “Anjos… Eu gosto de anjos…”.

. A Fiorucci, que aqui no Brasil era de Gloria, fazia a coleção básica, que era mesmo semestral, e trazia os “Flashes”. Minicoleções temáticas, eram uma prévia do que seria o fast fashion da H&M, C&A e congêneres hoje.

. A primeira produção que Costanza já fez na vida foi de… móveis do momento, na rua Teodoro Sampaio!

. Gloria e Costanza não eram apenas jornalistas: muitas vezes, ambas posavam pras fotos de moda!

. Em 1994, Regina voltou pra Abril pra assumir a “Elle“. Ela conta que encontrou o “chefão” Civita em uma reunião e ele disse “Quanto tempo!”, ao que ela respondeu na lata: “Sim, cerca de 24 anos!”.

Tags:            

Compartilhar