Categorias: Acessórios Moda

As rasteirinhas de Lane Marinho

27.03.2014

Quer rasteirinhas diferentes? Então você tem que conhecer as da Lane Marinho. A designer, que é baiana de Salvador, cria sapatos coloridíssimos com pedras e conchas e também pinta e cria composições fotográficas – que a inspiram no seu trabalho e fazem sucesso no Instagram! Blog LP conversou com ela pra saber mais  – confere só!

Veja mais: os acessórios mosaico de Mayara Leão

Qual sua formação e como começou a trabalhar com calçados?
Estudei Desenho Industrial, mas hoje escolheria Artes Plásticas de olhos fechados! Meu 1º trabalho foi como assistente de uma designer de acessórios, no Centro Histórico de Salvador. O contato com pedras e gemas preciosas fez crescer meu interesse por esse universo de “beleza natural” e então quis criar meus próprios sapatos.

Como a marca surgiu?
A ideia nem era ser uma marca, no sentido convencional da coisa com coleções, loja própria, showroom etc. A vontade mesmo era de experimentar o “fazer sapatos”. Depois de passar 10 anos desenhando e acompanhando a manufatura, queria eu mesma executar a ideia – por isso chamo o projeto de experimental, já que aprendo (muito) enquanto faço! Comecei a trabalhar em junho do ano passado e em setembro coloquei o site no ar.

Em que você se inspira?
Tenho algumas obsessões (no bom sentido, de uma pessoa muito curiosa) que acabo insistindo e pesquisando a todo tempo como botânica, arquitetura modernista, gemologia e arte. Da minha vida na Bahia trago as cores que gosto, o universo de referências de mar e plantas, e de SP vem a arquitetura que me inspira muito, fico a todo momento observando a interação da natureza que ainda sobrevive com as construções da cidade. Acabo traduzindo isso nos produtos, que sempre tem uma referência orgânica e natural e também a coisa gráfica, do quadriculado que uso como identidade e que me lembra as pastilhas de prédios paulistanos.

E a matéria prima?
Pra sola uso couro tipo soleta, que é bovino, quase sem tratamento algum. E basicamente cordas, pedras naturais (como jade, howlita, corais), conchas verdadeiras, pérolas e talagarça. Hoje compro tudo em SP, mas tenho também uma coleção de tecidos africanos e outros objetos que coleciono das viagens que fiz.

O processo é todo artesanal? Quanto tempo demora em média?
Sim, não tem os chamados “pré-fabricados”: é tudo cortado e feito à mão, incluindo as solas e os saltos. Por isso, cada par leva em média 48 horas pra ficar pronto. E alguns levam um dia inteiro só pra bordar e mais dois dias pra cortar e montar!

Além dos sapatos, você também pinta e faz composições fotográficas, qual a ligação disso com suas peças?
Gosto de desenho, então fico o tempo inteiro procurando motivos pra desenhar – e falo de desenho no sentido de decompor, juntar cores, criar formas e organizar o espaço! Por isso, as composições que fotografo – e que gasto horas felizes fazendo –  é pra mim também um tipo de desenho que amo fazer. Pra pinturas a óleo, também crio composições como numa natureza morta. Então acabei fazendo a mesma coisa pra fazer os registros de foto dos sapatos! Na minha casa estou rodeada de plantas, quadros, livros, conchas – e acredito que quando estamos rodeados do que gostamos, é impossível não se sentir inspirado.

Tags:                  

Compartilhar