Prepare-se: é o verão havaiano!

Marcio Madeira/Zeppelin/Montagem Site Lilian Pacce
O clima havaiano da A.Brand de primavera-verão 2016/17! Vem ver mais referências aqui na galeria, clica!Próxima Ver mais fotos
O clima havaiano da A.Brand de primavera-verão 2016/17! Vem ver mais referências aqui na galeria, clica!

Sim, Honolulu está no ar. São vários os sinais: os desfiles de primavera-verão 2016/17 da Ellus e da A.Brand (e outros que não claramente citaram o Havaí mas tem toda a pinta havaiana nos seus florais tropicais); o som do ukulele que é o preferido de 9 entre 10 cantoras nacionais; a comida típica de lá, o poke, que virou a mais nova moda gastronômica; os jogos Pokémon Sun e Moon que se passam em uma ambientação inspirada no Havaí (o desenho animado deles deve sair em breve). E até no campo político: uma das últimas grandes ações públicas de Barack Obama antes de deixar o cargo de presidente dos EUA vai ser visitar, ao lado do primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, o memorial das vítimas do ataque japonês a Pearl Harbor na 2ª Guerra Mundial. É um momento histórico, a 1ª vez que um primeiro-ministro do Japão vai ao local – e o país, diga-se de passagem, tem certa fixação com o tema havaiano em restaurantes temáticos, roupas e turismo.

É o Tchan no Havaí… Lembra do desfile da Amapô de primavera-verão 2014/15?

Então, resumindo: o verão vai ser havaiano. E a pegada é bem tiki – expressão que vem do deus da Polinésia e virou a representação desse repertório do local, bastante difundido justamente pelos soldados americanos que participaram da 2ª Guerra em Pearl Harbor. Entre os anos 30 e 60 os americanos eram absolutamente fissurados pelo tiki: é só pensar nos filmes “Amor Havaiano” (1937) com Bing Crosby; “Honolulu” (1939) com Eleanor Powell dançando hula; “A Um Passo da Eternidade” (1953) com Burt Lancaster, Deborah Kerr e grande elenco; os longas do Elvis Presley (incluindo “Feitiço Havaiano” de 1961, um dos maiores sucessos do cantor); o doc de surfeAlegria de Verão” (1966) no qual surfistas buscam a melhor onda em vários locais, incluindo, claro, o Havaí… Depois dos anos 70 o tiki passou a ser visto como kitsch e existe até um documentário, “Tikimentary” (2009), do brasileiro Duda Leite, que fala sobre isso e os “tiki philes” (apelido dos fanáticos pela cultura tiki). Mas também tem “Lilo & Stitch“, o desenho de 2002. E lembra daquele longa com Drew Barrymore e Adam Sandler, “Como se Fosse a Primeira Vez” (2004)?

Onde comer poke no Brasil? Confira o nosso roteiro!

Portanto separe a sua melhor camisa floral, coloque a saia de palha, o colar de flores, o biquíni de coco e o álbum do Beach Boys (ou essa playlist mara do Spotify), corra pro nosso post especial com um roteiro sobre onde comer poke e, na galeria, inspire-se com o estilo das passarelas de primavera-verão 2016/17, coleções que já estão nas lojas, e em imagens desses filmes que a gente já citou. Aloha!

Tags:                                          

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas