Nesse ano de pandemia do Covid-19, o mundo mudou – e a moda também! Tivemos que nos adaptar ao distanciamento social, ao home office, eventos online (viva o ano das lives!), videochamadas de trabalho, de lazer e de convivência com amigos e família. E o jeito da gente se vestir mudou junto! Neste post, eu te mostro os acessórios que bombaram – e devem continuar bombando por muito tempo!
Começando pela máscara de proteção que não é mais acessório: é obrigatório! Em 2019 a indústria de máscaras era de apenas US$ 0,79 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) e em 2020 esse valor pulou pra US$ 166,44 bilhões (cerca de R$ 860 bilhões) no mundo todo – uauuu!!! Isso representa um aumento de mais de 21.000%!!!
De versões caseiras a máscaras cirúrgicas, passando pelo mercado de luxo, vimos surgir todo tipo de modelo – e de preço também. E depois de uma certa polêmica, até as marcas de luxo aderiram, como Burberry, Louis Vuitton e Off-White. Por aqui, vimos máscaras com tecido antiviral ou reaproveitamento de tecido, como a Gig Couture e a The Paradise.
Novos acessórios surgiram como o porta-álcool gel! O mercado de tênis (ou sneakers) se fortaleceu e a tendência é de ascensão: movimentou US$ 75,75 bilhões em 2020 com expectativa de chegar a US$ 97,8 bilhões em 2024 (aproveita pra ver os dois episódios sobre sneakers icônicos aqui!)
Conforto virou mantra! Adeus salto alto, bico fino e qualquer item que remeta ao glamour pré-pandemia! Enquanto em muitos momentos nossa cabeça foi pro mundo da Lua, nunca vivemos tão pé no chão! Segundo o Google Trends, as buscas por slides (chinelos em geral) dobraram em relação ao mesmo período do ano passado.
Sinal disso é a Alpargatas, empresa que detém a Havaianas e termina o ano avaliada em R$ 22,2 bilhões – valor multiplicado por quatro vezes ao longo dos três últimos anos. Embarcando nessa onda, Alexandre Birman, do grupo Arezzo & Co, lançou uma linha de chinelos batizada de Brizza (essa e outras empreitadas do empresário você assiste aqui nesse vídeo).
Vale também pantufa, chinelo forrado quentinho ou com meião. Os modelos da alemã Birkenstock viralizaram e a marca, que já tinha dois pontos de venda no Brasil, abriu sua primeira loja pop-up conceito na América Latina no Shopping Morumbi, em SP. Como dizia minha avó, na hora em que o calo aperta, a gente quer é conforto!