Os acessórios cheios de personalidade da Gostou

14.07.2018

Acessórios contemporâneos cheios de personalidade inspirados em mulheres fortes: essa é o mote da Gostou, marca criada por Daniela Menezes! Com f0rmação em engenharia de produção, ela sempre gostou de fazer experimentações e montagens de peças, até decidir transformar o hobby em negócio e abrir a Gostou em 2014. Batemos um papo com a designer pra saber mais – confere abaixo!

Veja também: 7 joalheiras que você tem que conhecer!

Como e quando a Gostou surgiu? 
Meus experimentos e montagens aconteciam desde criança, incentivada pela minha mãe. O projeto da Gostou passou a existir entre 2011 e 2012. Considero a “virada de chave” em 2014, quando a marca se tornou um propósito profissional, após algumas inquietações profissionais enquanto ainda trabalhava com engenharia. Comecei a produzir algumas peças quando ainda estava na faculdade, insatisfeita com o meu curso! Nessa época não tinha um nome pra marca, e o marido de uma amiga foi quem deu a ideia do “Gostou? Eu que fiz.” Abracei o nome por um tempo e ele foi muito importante, principalmente no processo do afeto criado com alguns clientes mais antigos da marca. Há alguns anos, passamos por um rebranding e nos tornamos Gostou, que é mais afetivo, curto e fácil de lembrar!

Quais são suas inspirações e referências?
As minhas inspirações transitam bem entre as artes plásticas e visuais, a arquitetura e até detalhes do dia-a-dia, depende muito do tema. Ando meio viciada em pinturas realistas e recentemente descobri as do John Singer Sargent, que tem um trabalho muito delicado. Também gosto de me inspirar em personas femininas, criar uma história baseada nelas e imaginar as peças sendo usadas nessas situações. Hoje tento me libertar um pouco dos métodos. Acho que estou entrando num momento mais criativo, mais denso, estou animada.

Confira: adeus, rinoplastia – vem conhecer essas joias pra nariz!

Quem é o público de vocês?
São mulheres (gosto de falar no feminino, mas não é uma limitação) que possuem uma maneira particular de encontrar beleza nas coisas, que fazem uma curadoria daquilo que as representam e que representa o seu estilo de vida. Gosto do fato de que a idade já não é mais um fator limitante. Não tem idade pra ser irreverente e cool, né?

Qual é o diferencial da Gostou?
Nos últimos dois anos, trabalhamos fortemente pra melhorar cada vez mais a qualidade das peças, os acabamentos e materiais utilizados. Chegamos num momento muito importante: nossas peças, mais especificamente as das duas últimas coleções, possuem garantia dentro da nossa Política de Reparos e Manutenção. Nosso compromisso é garantir uma boa vida útil, aumentando a durabilidade e usabilidade o máximo possível. Esse com certeza é um dos nossos custos-benefícios, gostamos muito de abrir esse diálogo sobre a importância da durabilidade e de cuidados com os acessórios. A nossa prioridade é criar peças que contem histórias e que possam ser usadas por muito tempo, em muitas situações. 

E mais: afinal, o que é uma joia sustentável?

A nova coleção da Gostou é inspirada na Diana Vreeland, né? Conta mais pra gente!
Depois da coleção inspirada na Nina Simone, encontrei o documentário da Diana (“Diana Vreeland: The Eye Has to Travel”, de 2011). Esse foi o momento em que meus olhos brilharam. Ela foi uma mulher icônica, com uma beleza excentricamente charmosa, que balançou o mundo da moda dando passos bem à frente do seu tempo. Foi grande incentivadora de belezas exóticas, em uma época que isso não era esperado. E ainda hoje, isso é repercutido, né? Continuamos tentando quebrar padrões, mexer com o sistema… Considero-a forte e revolucionária. Pra essa coleção o processo foi diferente, a maior parte dos itens se inspirou nas personalidades que marcaram a época junto com a Diana. Por exemplo, uma das nossas peças lúdicas e mais belezinha é o brinco Twiggy. E o brinco Diana, obviamente, é o mais especial. Também quis brincar um pouco com a cor, o vermelho era a cor preferida da Diana mas por incrível que pareça ela nunca achou um tom de vermelho que considerasse perfeito. Optamos por um vermelho aberto e forte. Tenho uma queda enorme por cores frias e acromáticas, mas assumo que o vermelho é muito elegante e caiu bem com toda a proposta. 

O que a gente pode esperar de novidades da marca?
Em agosto vamos lançar um projeto em conjunto com o Modefica criando peças em comemoração ao seu aniversário de 5 anos. Podemos adiantar que vai ser incrível e especial! Também estamos decidindo quem será a mulher da nossa próxima coleção – é uma coleção-cápsula em colaboração com a Anália [Moraes] e suas cerâmicas, musa da Casa Dobra. Já estou ansiosíssima!

Gostou: (19) 99655 – 8848

Tags:            

Compartilhar