O que Jeremy Scott nunca fez nas redes sociais?

15.03.2016

Sim, Jeremy Scott está entre nós! O homem multitarefas que consegue tocar sua marca própria, a Moschino e ainda faz parcerias arrumou tempo pra aterrissar no Brasil e divulgar uma dessas colaborações, com a brasileira Melissa! Vai ter festa pra ele (e a gente, claro, vai estar lá pra registrar tudo) e, antes, encontramos com o estilista na Galeria Melissa de SP pra bater um papo sobre processo criativo e redes sociais. Quer ver? Confere aí:

Como foi o processo criativo nessa parceria com a Melissa?
Quando eles propuseram a colaboração honestamente fiquei superanimado, nunca havia trabalhado com plástico. É um material tão específico, você precisa ser expert pra trabalhar com ele, e poder fazer essa parceria com a marca nº 1 de sapatos de plástico do mundo me deixou empolgado! E eu já queria fazer uma mule, estava muito inspirado pela Barbie e suas pequenas mules de plástico. Também estava numa onda de brinquedos de piscina, achei que seria divertido e surreal ter essas válvulas de infláveis no sapato. Parece que você pode encher o sapato de ar, e quão incrível seria andar com um sapato inflável? Esse foi o ponto de partida. Aí pensei nas galochinhas com válvula, os corações tipo infláveis nas sapatilhas, todos carregando esse espírito surreal, brincalhão.

E como funciona o seu processo criativo no geral? O que te inspira?
Tudo me inspira, às vezes uma conversa como a que estamos tendo me inspira. Às vezes é o clima de uma foto, ou uma memória… Por exemplo: me lembro como gostava de me montar pra sair quando estava no colegial e tento capturar isso que eu sentia novamente. Pra mim criatividade é uma combustão tão inspiradora, única, misteriosa e mágica que acontece no seu cérebro; e existem diferentes formas pelas quais sou inspirado, diversas rotas. É como quando você vai pra casa pelo mesmo caminho sempre, e um dia você decide pegar outro caminho. Você ainda chega na sua casa – experimenta outra coisa mas chega no mesmo resultado. Pra mim criatividade é isso, às vezes me desafio a pegar uma nova rota. Sempre estou intrigado com a criatividade.

Jason Wu foi outro estilista parceiro da Melissa que veio pro Brasil, lembra?

E sempre existe um lado divertido nas suas criações. Por que isso?
Pra mim é natural… (pensativo)

Você é divertido? Você é do tipo que faz piada?
Na verdade não sei se sou tão bom em piadas (Risos). Tento trazer humor e animação pro meu trabalho porque se posso fazer as pessoas felizes ao usar um par de sapatos que criei, ao assistir a um desfile meu, isso é um ótimo presente. O melhor presente que você pode dar às pessoas, na minha opinião, é a risada.

Existe alguma diferença no processo criativo pra sua marca própria, pras parcerias e pra Moschino?
Não muita. Tem tanta coisa que vem de mim, e tudo tem um desafio específico. Às vezes o prazo é desafiador, às vezes o material… Mas acho que ainda é o mesmo processo sempre, comigo pensando como posso trazer meu espírito pra cada projeto. E a partir daí, como trazer algo novo? Como trazer algo surpreendente? Como subo ainda mais o grau de exigência e faço o produto final ficar ainda melhor? [Ele pega a mule da Melissa] O sapato poderia ficar bom sem a válvula ou ele precisa da válvula? Como fazê-lo ficar ainda mais original? É isso que sempre quero fazer, coisas que são originais.

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Você é bem ativo nas mídias sociais, né? Você tem Snapchat?
Não tenho… Não… Precisaria de…

Você não gosta do Snapchat?
Eu… Ah… (grunhidos, risos) Não diria que não gosto, porque como não tenho nem sei realmente como é. Mas talvez Instagram seja o bastante pra mim. Tenho Instagram e Twitter, e claro, tenho o Facebook por causa da marca, mas uso mais Insta e Twitter.

E como você as usa? 
Adoro dividir o que estou fazendo com as pessoas pelas mídias sociais, pra mim é importante dar em 1ª mão porque se estou tão apaixonado pelo que estou fazendo, também vou me empolgar em dividir com as pessoas. E gosto da ideia que essa divulgação venha de mim, acho autêntico e orgânico, espero que as pessoas percebam isso e também curtam o fato de ter a informação direto de mim.

E você se preocupa com essa coisa de “instagramar” numa hora específica porque vai bombar mais e coisas do gênero?
Não penso muito nisso primeiro porque viajo muito, o fuso é sempre diferente (risos). Acho que uso as redes naturalmente. Não tenho cobranças sobre mim mesmo, pensando “preciso postar isso, preciso escrever aquilo”. Simplesmente posto quando quero dividir algo com as pessoas, não existe uma frequência específica.

A moda mata – quem avisa é o desfile de outono-inverno 2016/17 da Moschino

Existe algo que você nunca fez nas redes sociais?
(Pensando) Bom, não acho que faço muitas selfies. Já fiz, mas não sou uma pessoa de muitas selfies! Não acho ruim, algumas pessoas fazem e, olha, é uma forma de arte! Existem selfies incríveis! (Pensando) Nunca faria um nude total, já fiz alguns… nudes de leve…

Ah, é?! (Risos)
Mas nunca nude total, porque não é a minha. Se algumas pessoas querem fazer, então façam, tudo bem! Sou muito liberal nesse assunto. (Pensando) Já sei o que nunca fiz. (Pensando) Mas não, talvez eu já tenha feito! (Risos) Enfim, não tiro fotos de comida. E muita gente ama! Acho que nunca fiz, não sou do tipo que ama comida. De novo, não vejo nada de errado em postar esse tipo de foto! Mas estou tentando pensar em algo que realmente eu nunca tenha feito… E talvez seja [foto de] comida. Posso estar errado, de repente teve alguma sobremesa de Hong Kong que publiquei! (Risos)

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