O novo documentário de Saint Laurent é velho – vem entender!

01.11.2019

A relação de Saint Laurent com a arte aparece no documentário

Cinéfilos preparem-se! Onze anos após sua morte, vem aí um documentário sobre Yves Saint Laurent e seus últimos anos na ativa, entre 1998 (no histórico desfile da Copa do Mundo) e 2001 (com o desfile no Centro Georges Pompidou, antes dele deixar a marca), quando sua saúde realmente começou a se deteriorar.

Como tudo que diz respeito a ele, “Célébration” (em francês) ou “Yves Saint Laurent: The Last Collections” tem a presença firme e forte de seu parceiro Pierre Bergé, que convidou o então jovem cineasta Olivier Meyrou (hoje com 53 anos) a acompanhá-los o tempo todo. O filme chegou a participar do Festival de Berlim de Cinema em 2007, mas quando surgiu a oportunidade de lançá-lo em circuito Bergé, conhecido por sua personalidade controladora, não autorizou e o clima azedou entre eles numa briga judicial. 

Pierre Bergé, o eterno guardião de Saint Laurent, em cena do filme 

O documentário passa pela fase em que Saint Laurent estava deixando a marca e Alber Elbaz iria substitui-lo

Foi só dois anos antes de morrer em 2017 que Bergé acabou consentindo, depois de assistir pela primeira vez o documentário sem a presença do diretor. Mesma época do lançamento de duas cinebiografias sobre ele, uma autorizada e a outra não: “Saint Laurent”, de Jalil Lespert com Pierre Niney, e  “Yves Saint Laurent”, de Bertrand Bonello com Gaspard Ulliel

Cena do desfile de Saint Laurent na Copa do Mundo na França em 1998, quando quando o documentário começou a ser filmado

Embora já tenha sido exibido na França, ele agora entra em cartaz nos Estados Unidos e no Reino Unido – e torcemos pra chegar logo aqui. Por enquanto a gente fica com o trailler abaixo!

Tags:            

Compartilhar