Categorias: Moda

O médico e o monstro, o figurinista e o ator… Fause Haten

19.02.2010

“O Médico e o Monstro” é um musical que adapta o clássico livro de Robert Louis Stevenson. A versão brasileira está programada pra estrear em maio – e sabe quem vai fazer o figurino? Fause Haten! Pois é, o estilista está cada vez mais próximo do mundo das artes, cantou ao vivo no desfile de outono-inverno 2010 do SPFW e agora vai partir pra essa nova empreitada. Infelizmente ele ainda não pode divulgar croquis, mas mesmo assim o Blog LP conversou com ele sobre o assunto, confira:

Como aconteceu o convite pra fazer o figurino do musical?
Tenho muitos amigos atores e em musicais. Fui apresentado por um deles, o Marcus Tumura, ao Diego Ramiro e à Lilian Cordeiro da Kabuki Produções. Eles estão montando “O Médico e o Monstro”, versão brasileira do “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, com livre adaptação. Fiz uma entrevista com eles e com o diretor americano Fred Hanson, responsável pelo projeto, e alguns meses depois recebi o convite oficial.

Reproduçãomedico-monstro-1Imagem do clássico “O Médico e o Monstro”

É a primeira vez que você vai fazer figurino de musical ou já teve outras experiências na área?
Em figurino de um musical, sim, é o primeiro. Já fiz muitos figurinos de teatro nos anos 90, sempre como executor. Eram projetos assinados por Fabio Namatame e Regina Guerreiro.

Você chegou a ver alguma versão da peça? O figurino vai ser totalmente original ou inspirado em algum que já existe?
No teatro, não. Já vi uma montagem da Broadway em DVD, mas preferi não rever pra não me influenciar. A montagem será uma livre adaptação, não é como no caso de musicais como “Miss Saigon” e “A Bela e a Fera” montados aqui no Brasil, que são franquias com montagens exatamente iguais às originais. Sendo assim, estou me atendo a entender o texto pela visão do autor e a visão do diretor sobre ele, e a partir daí coloco meu trabalho e minha visão pra criar os personagens.

Você poderia adiantar alguma coisa sobre o que está pensando em fazer? Já tem alguma coisa adiantada?
Serão mais de 30 atores e aproximadamente 150 figurinos. Falamos da Inglaterra do final do século XIX. A minha idéia, seguindo a orientação do Fred e apesar de manter a fidelidade ao período, é dar um ar contemporâneo. Essa é uma obra de muitos personagens masculinos e estou adorando fazer isso, já que não tenho exercitado a moda masculina. Além disso, nos femininos, poderei fazer aquilo que sei fazer muito bem.

Reproduçãomedico-monstro-2Cartaz de uma das versões cinematográficas da história

Você cantou no seu último desfile, pelo visto tem feito aulas. Existe uma vontade de ir pros palcos?
Ser ator e cantor é mais uma coisa que estou somando na minha vida. Sempre gostei de teatro e decidi me dedicar a isso como “hobby” faz 4 anos, mas parece que está ficando sério… Acabei de me formar ator no Teatro Escola Célia Helena e faço preparação vocal há 3 anos. Faço curso de dança, já fiz clown, mímica, teatro físico e vários workshops na área. Entendi que através do teatro a minha expressão passa a ter um campo de ação muito maior e isso me estimula muito. Quando atendo uma cliente lojista ou de varejo, monto um cenário, uma festa, uma almoço, dou a ela uma armadura… uma cena. O teatro me dá possibilidades de me expressar com a palavra, com o corpo, com a voz, escrevendo, fazendo figurinos, cenários, luz, vídeo, e me interesso por isso tudo. Cantar no desfile é uma consequência dessa vontade de ampliar meu campo de expressão, da mesma forma que fiz a foto do convite do desfile, várias das fotos do meu site, os textos do blog (www.espacofh.com.br) etc. Essa mesma liberdade tem me dado excelentes resultados criativos, e consequentemente boas vendas tanto na linha roupas quanto na de jóias e bolsas.

Mas existe algum plano concreto pra ser ator?
Com certeza me interesso em atuar e cantar, e além disso amo musicais, já tenho atuado em produções amadoras e hoje, formado, já me sinto preparado para atuar profissionalmente. Nesse momento vou aproveitar a oportunidade pra ver uma montagem de perto e sei que será uma ótima experiência. Semana passada foram aprovados os primeiros projetos de figurino e cenário, e o caminho é incrível! A equipe toda é muito apaixonada e tenho certeza que teremos um lindo resultado.

Tags:            

Compartilhar