A novela “Deus Salve o Rei” estreou na semana passada (9/01) e o figurino – da Mariana Sued – é lindo! A trama das 19h da Globo conta com elenco de peso e tem como protagonistas as brasileiras mais seguidas no Insta – Bruna Marquezine (@brumarquezine) e Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa).
A história de Daniel Adjafre – com a direção artística de Fabrício Mamberti – é ambientada numa Idade Média imaginária. A produção está incrível, com o recurso chroma-key (aquele em que as gravações são feitas em tela verde) trazendo a atmosfera à “Vikings” e “Game of Thrones” pra telinha nacional.
Pra compor os looks dos personagens, o figurino conta com mais de 5 mil peças, com mix de referências históricas e contemporâneas. A gente conversou com a Mariana pra saber mais! Confere o nosso papo:
Quais as referências pra construção do figurino?
Começamos por uma extensa pesquisa histórica. Apesar de não termos nenhuma pretensão de fazer uma reconstrução, precisava me situar e entender o período. Como estávamos falando de Idade Média, acabei pesquisando 10 séculos e foi um verdadeiro mergulho, mas foi fundamental pra dar o start! Com a sinopse e o briefing inicial do Fabrício e do Daniel, comecei a entender o que cada reino, cada personagem, cada família pedia e fui procurar esses elementos. Em alguns casos achei importante abraçar o imaginário coletivo dos contos de fada, em outros senti que precisava de elementos mais ligados à moda contemporânea, em outros a indumentária medieval tal qual ela era caiu como uma luva… Fui construindo uma grande colagem de imagens de referência pra cada um, que tem de tudo: imagens históricas de vários períodos, fotos de desfiles, referências de trabalhos manuais, texturas, cores, estampas de filmes, séries, animações… Esse momento é bem livre, entra tudo o que entendo como relevante pra dar o clima da identidade visual da personagem.
Quando você misturou elementos contemporâneos com pesquisa histórica? Dá um exemplo!
Muito! Especialmente na Catarina (Bruna Marquezine). Depois de pesquisar muitas princesas, rainhas e nobres da época, entendi que precisava da moda contemporânea pra criar essa personagem. Era importante que ela tivesse signos que o nosso olhar de hoje reconhecesse como de riqueza e sofisticação. E uma coleção da Valentino de alta-costura 2015-2016 trouxe todos os elementos que faltavam.
E falando sobre os protagonistas… Quais os principais elementos da caracterização da Catarina, Amália (Marina Ruy Barbosa) e Afonso (Rômulo Estrela)?
Pra Catarina pensei em um figurino de princesa que fosse sedutor e perigoso. Trabalhei os contrastes entre os tecidos pesados e as sedas esvoaçantes, fendas nos decotes que brincam de “mostra e esconde” por causas das joias pesadíssimas, os bordados em metal muitas vezes pontiagudos… As cores são suaves, mas não são bobinhas; são sempre banhadas em cinza e lembram pedras como a ametista, pirita, silício… Pra Amália, tentei trabalhar bastante o imaginário coletivo dos contos de fada, da camponesa, mas sem deixá-la muito delicada. Também precisava ficar claro que aquela mulher coloca a mão na massa, trabalha e cuida de si. Usei tecidos rústicos e cores mais escuras e intensas. Ela tem poucas peças , é um figurino simples, porém forte. Já Afonso tem inicialmente dois guarda-roupas. O de príncipe é bem austero, com poucas variações, quase um uniforme. É roupa de um homem que não tem tanta vaidade, não pensa diariamente no que vestir. Optamos por usar calças e casaco bem modelados (ao contrário do que de fato existia na Idade Média) pra darmos imponência pra figura dele. O de plebeu é uma versão mais simples ainda… Tem mais texturas, as cores ficam com mais tons marrons, envelhecidas. E tudo é mais rústico.
Quais elementos de Deus Salve o Rei você acredita que podem entrar no guarda-roupa do público de hoje?
Talvez os acessórios possam ser usados, especialmente os da Catarina, que são bem marcantes. Os vestidos esvoaçantes de seda também conversam mais com a moda atual!