Categorias: Moda

No hotel com Suzy Menkes

09.11.2011

Jorge WakabaraSuzy Menkes!

Suzy Menkes está pronta! Ela já chegou em SP e recebeu jornalistas no hotel Unique pra uma coletiva de imprensa que esquenta os tambores pro Hot Luxury, seminário sobre luxo que acontece em SP entre 10 e 11/11. A editora de moda do “International Herald Tribune” chegou, colocou a bolsa em cima da mesa (“muita gente aqui no Brasil me disse pra não colocar a bolsa no chão!”) e dividiu algumas ideias e opiniões sobre o tal do “luxo” nos dias de hoje. Blog LP te conta algumas! Confira:

. CEOs precisam prestar atenção no Brasil. Ela afirma que vários estão vindo pra cá pela 1ª vez pro Hot Luxury. “Não sei os números com certeza, mas me disseram que existem 400 milhões de consumidores em potencial na América Latina, isso sem contar o México. Acho que se você está num cargo de administração, se você é um CEO, e você não pensou sobre América Latina… você não está sendo esperto”.

. Suzy acredita que o Brasil não pode ser visto apenas como um mercado potencial pras marcas de luxo, mas como um lugar onde essas marcas podem aprender. Ela deu o exemplo da qualidade de serviço nos hotéis de luxo brasileiros.

. E-commerce: já está na hora da internet proporcionar uma experiência de compra mais bacana. James Lima, um dos convidados do HL, mexe com cinema, participou de produções como “Avatar” e foi convidado pra fazer uma loja 3D na qual você pode “passear” – ele vai falar sobre o assunto no seminário.

. O tal do “5 vezes sem juros”: “Acho que as marcas internacionais ficam surpresas quando vêem esse sistema daqui de pagamento em vezes, por um período extenso. Receber 3 meses depois não é algo que as companhias que atuam internacionalmente querem esperar.”

. O que é luxo, afinal? “O que eu acho que tem a ver com o luxo é o jeito que você se sente com o produto. E pra mim tem que ser algo de sinestésico, algo que é uma delícia de afagar, que é leve pra sentir junto da pele, que é cheiroso. Esses sentidos não tem nada de novo, mas tem a ver com a essência do luxo: o tecido, o jeito que é feito, e o jeito que você reage ao produto emocionalmente. Acho que a pessoa mais simples do universo inteiro pode entender o luxo de uma fragrância maravilhosa, e não é só o luxo, é o prazer.”

. Por que não existe marca de luxo brasileira conhecida internacionalmente? “Acredito que é apenas uma questão de tempo. Quando você pensa nas marcas de luxo pelo mundo percebe que elas começaram há tanto tempo, e que demora tanto pra uma marca se estabelecer. Provavelmente ajuda se você é parte um desses conglomerados internacionais de moda. Eles influenciaram no jeito que, por exemplo, a Gucci se expandiu. E existe um perigo nisso, também, que é a possibilidade de ser engolido por toda essa corporação ao redor de você. Parece-me que existem algumas marcas mais adequadas pra serem globais do que outras.”

. O poder do artesanato? A editora de moda vê o handmade como algo cada vez mais valorizado, e citou o que encontrou na feirinha hippie de Ipanema: o colar feito de botões antigos coloridos, o crochê, a faixa de couro pra cabeça. “Pensando bem, é uma honra comprar essas coisas, com esses preços inacreditavelmente baixos”, ela diz.

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