Nirvana processa Marc Jacobs pela coleção “Redux Grunge”

06.01.2019

Marc Jacobs relançou no ano passado sua coleção grunge feita em 1993 pra Perry Ellis (clica aqui pra ver). E a Nirvana LLC, entidade jurídica formada em 1997 pelos ex-integrantes da banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, junto à Cobain Estate, comandada pela viúva de Kurt Cobain, Courtney Love e que possui os direitos autorais da banda Nirvana, não ficou nada feliz com isso e está processando a marca!

O grunge de Marc Jacobs está de volta – inteirinho!

O motivo principal é uma estampa utilizada em materiais promocionais e em uma camiseta, moletom e meias, que contém um desenho bem parecido com a “smiley face” amarela criada por Kurt Cobain em 1991 pro lançamento do disco “Nevermind” e registrada no ano seguinte. A versão da marca traz as letras “M” e “J” nos olhos, em vez do “X” original e a palavra “Heaven” no lugar de “Nirvana”. Segundo o “The Fashion Law“, o processo alega que não rolou acordo com a marca pra usar a versão ligeiramente alterada do desenho! A denúncia alega que o uso de músicas da banda, incluindo “Smells Like Teen Spirit” e “Come As You Are” fazer parecer que a banda endossou ou está associada à coleção. Além da Marc Jacobs, o processo ainda cita as lojas Saks e a Neiman Marcus como réus, já que estão comercializando as peças!

Veja também: nova linha de Marc Jacobs, a… The Marc Jacobs

Vale lembrar que na época que foi lançada, em 1993, Marc deu a coleção inteirinha de presente pra Courtney Love e Kurt Cobain, cantor da banda, que não ficou nada feliz com a referência grunge dos modelos (a banda foi pioneira do estilo) e acabou queimando todas as peças – eita! Até agora a Marc Jacobs não se pronunciou sobre o caso mas estamos de olho nos próximos capítulos! Na galeria você confere mais detalhes!

Tags:                            

Compartilhar