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Não passarão! CFDA diz que não vai mudar a data de NY e a guerra continua

10.10.2011

A guerra das semanas de moda internacionais continua. Tá por dentro? Milão decidiu mudar sua data da primavera-verão 2013 pra dia 19/09, passando por cima das datas das temporadas americanas e londrinas. Claro que os anglo-saxões não gostaram da ideia. Os últimos capítulos contaram com NY e Londres dizendo que não vão mudar as suas datas e Alexandra Shulman, editora da “Vogue” UK, dizendo pra “BBC” que a Semana de Moda de Londres era mais importante que a de Milão e que as pessoas não deixariam de comparecer – e que a cidade italiana se daria mal se continuasse com essa posição… Uau, será? Burberry ou Prada?

ReproduçãoA histórica capa de Diane na “Newsweek”

Mario Bozelli, da Camera Nazionale della Moda Italiana, soltou o verbo chamando os colegas de “arrogantes e agressivos”. Diane von Furstenberg, que além de estilista é presidente do CFDA (dos EUA, portanto), soltou uma carta via “WWD” declarando que “todo mundo faz um enorme esforço e gasta bastante dinheiro pra fazer com que tudo [os desfiles] seja o mais fácil e prazeroso possível pra editores e compradores. O mercado tem passado por grande expansão nos últimos anos com Ásia, Oriente Médio, Rússia e Brasil crescendo tão rápido. Isso requer muita coordenação e planejamento. (…) Claramente, ano após ano, o calendário muda porque existem 7 dias na semana e todo novo ano o calendário avança 1 dia. Em alguns anos isso fica melhor pra algumas cidades, e em alguns anos não. (…) Também acredito que o conflito é fruto de um desentendimento. Estou convencida de que será resolvido e que o acordo que realizamos há 3 anos [o começo da temporada de NY, segundo esse acordo, é sempre na 2ª quinta-feira de fevereiro ou setembro] com grande custo e esforço é válido e continuará em vigor. (…) Num tempo de grandes incertezas no mundo, somos sortudos de ser parte de uma indústria que floresce e oferece uma enorme quantidade de empregos. Não deveríamos nos arriscar com separatismo. É mais importante mostrar união, jogo limpo e trabalhar juntos pra garantir que todos recebam benefícios igualmente. Como dizemos na moda, o show tem que continuar!”

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