Moda brasileira perde Mara Mac

14.10.2021

Reprodução

Mara Mac Dowell deixa legado na moda nacional

Mara Mac Dowell morreu aos 84 anos na madrugada dessa quinta-feira, 14/10, vítima de uma embolia pulmonar. A estilista gaúcha radicada no Rio se consagrou como um dos grandes nomes da moda brasileira com a marca Mara Mac e foi um dos pilares da construção da moda carioca. Ela deixa um filho, Haroldo Mac Dowell, que foi casado com a jornalista Renata Vasconcellos, e dois netos.

Gaúcha natural Santana do Livramento, se mudou para o Rio de Janeiro aos 7 anos com a família e teve enorme influência da mãe, que era costureira. Formada em Jornalismo pela PUC, Mara chegou a trabalhar na área de estilo da extinta rede de lojas de departamentos Mesbla.

Divulgação

Outono-inverno 2010 (esq.) e outono-inverno 2015 (dir.) da Marca Mac

Depois foi convidada pelas irmãs Jane Mellin e Edith Vasconcelos para ser sócia da Mariazinha, loja criada pela dupla em 1961. Seu nome começou a ficar conhecido na cena carioca nos anos 80 até que, em 2000, a marca passa a se chamar Mara Mac, e expande para as principais capitais do Brasil.

Com um estilo contemporâneo e atemporal, seus desfiles eram destaque no Fashion Rio, a maioria com direção de Bia Lessa. Após quase 60 anos de história na moda, Mara encerrou as atividades de sua marca em 2019. #rip

Tags:                      

Compartilhar