A John Lewis, rede de lojas de departamento britânica, anunciou recentemente que não há mais divisão de gênero na sua seção de roupa infantil. A responsável pelo setor da rede, Caroline Bettis, disse que o objetivo é não reforçar estereótipos (do tipo rosa é pra menina e azul é pra menino) logo cedo. E isso parece ser uma tendência: na Target, a separação foi retirada nos departamentos de casa e de entretenimento, e as cores azul e rosa saíram das prateleiras de brinquedos. Uma mudança e tanto: quem está muito acostumado pode estranhar, mas quem não gosta do estereótipo agora vai ter mais opções.
No Brasil, Alexandre Herchcovitch criou uma coleção de roupas agênero pra marca infantil PUC recentemente e ela continua nas lojas. Já outras marcas menores assumem o genderless no seu discurso como uma de suas características essenciais – caso da Marré Deci, Roupa Para Brincar, Ateliê Cui Cui e a Matiz. Devagarzinho, na encolha, outra que entrou pro universo das crianças é a Laundry – a estilista Patrícia Grejanin teve filho e acabou produzindo roupas que ela gostaria de ver nas araras pra ele. Ou seja, muito preto, frases maravilhosas tipo “Happy Human”… A gente adorou! Veja mais na galeria clicando na foto!
Ateliê Cui Cui
Laundry
Marré Deci
Matiz
Puc
Roupa para Brincar