Marcas internacionais se unem para repensar o calendário da moda, do lançamento à liquidação

13.05.2020

Foto Reprodução

O estilista belga Dries Van Noten é um dos líderes do movimento de revisão no calendário da moda

Depois da Saint Laurent anunciar o cancelamento dos seus desfiles desse ano e da carta aberta de Giorgio Armani questionando as datas do mercado pré-pandemia, já era de se esperar que novas propostas para o calendário para a moda surgissem. Impulsionado pelo estilista Dries Van Noten ao lado de Shira Sue Carmi, CEO da grife Altuzarra, e de Andrew Keith, presidente da Lane Crawford, a proposta pretende realinhar o que está sendo produzido com as necessidades atuais dos consumidores, ressaltando a importância da sustentabilidade ambiental e social.

Após uma série de reuniões virtuais, Van Noten e representantes de várias marcas decidiram fazer algo. Nesta terça (12/05) foi publicada uma carta aberta direcionada à industria da moda, propondo ajustes nas datas de lançamento das coleções no varejo e no atacado e na datas de liquidação. 

Foto Divulgação

Outono-inverno 2020 de Marine Serre, uma das estilistas participantes do movimento de mudança do calendário da moda

A carta, que já tem mais de 40 assinaturas, propõe que peças das coleções cheguem às lojas gradativamente durante a estação para manter um fluxo constante e equilibrado de novos produtos. Outra medida é postergar as liquidações, deixando os grandes descontos apenas para o final das estações, em janeiro e julho. Entre as empresas que já assinaram estão Marine Serre, Tory Burch, Lane Crawford e até mesmo a Selfridges. Para ler a “Carta Aberta para a Indústria da Moda”, tal como foi intitulada, é só clicar aqui!

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