Categorias: Celebridades Moda

Lendário diretor da “Vogue”, André Leon Talley morre aos 73 anos

19.01.2022

ReproduçãoFoto publicada pelo perfil oficial de André Leon no Instagram para comunicar sua morte

Foto publicada pelo perfil oficial de André Leon no Instagram para comunicar sua morte

Lendário diretor da “Vogue” América, André Leon Talley morreu nesta terça-feira, 18/01, aos 73 anos, em Nova York. Um dos maiores nomes do jornalismo de moda entre os anos 1980 e 2015, ele colaborou com publicações como “Vanity Fair”, “Interview”, “WWD” e, especialmente, com a poderosa Anna Wintour na “Vogue” norte americana por três décadas.

Seu último livro The Chiffon Trenches: A Memoir (2020) conta suas memórias como raro profissional negro em um cargo de poder no mundo da moda, com relatos de bullying, assédio e mágoa em suas relações profissionais e afetivas, que se deterioraram ao longo da vida, como com a própria Anna Wintour, Karl Lagerfeld e outros. O livro chegou ao topo lista dos mais vendidos do “The New York Times”! Antes, ele havia lançado a autobiografia “A.L.T. – A Memoir” (2003) e o documentário The Gospel According to André (2017). Recentemente, passou a colaborar com o “Air Mail“, veículo lançado pelo também lendário editor Graydon Carter. Foi jurado da série “America’s Next Top Model” e participou no filme “Sex And The City 2”!

ReproduçãoAndré Leon Talley e Diana Vreeland

Jovem, André Leon Talley trabalhou com Diana Vreeland nas exposições de moda do museu Metropolitan de NY (foto de 1974)

Talley tinha memória enciclopédica e humor ácido. Criado pela avó, encontrou sua primeira revista “Vogue” aos 9 anos, na igreja batista, que frequentou até sua morte. Na moda, começou estagiando com a icônica Diana Vreeland no Metropolitan Museum of Art, que marcou sua vida. Foi nomeado em 2020 Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, condecoração do Ministério da Cultura da França, e premiado pelo governo da Carolina do Norte em 2021, por seus feitos na literatura.

Talley apoiou a carreira de jovens talentos como John Galliano, Alexander McQueen e Marc Jacobs. Tão brilhante e exagerado como seus 2 metros de altura, marcou o jornalismo de moda. Hoje recebe homenagens do mercado de moda com manifestações de nomes como Tom Ford, Iman, Donna Karan, Diane von Furstenberg e Michael Kors.#rip

Tags:            

Compartilhar