Julie Verhoeven: caos delicado

29.05.2012

Quem passou pela Oscar Freire no final de semana notou que a fachada da Galeria Melissa já mudou! Os cubos coloridos do Estúdio Árvore deram lugar às ilustrações delicadas de Julie Verhoeven, artista inglesa de 43 anos cuja carreira começou nada menos do que como assistente de John Galliano!  Moda, aliás, é um assunto que ela adora “pela teatralidade” – diz que adora se montar! Blog LP encontrou com ela pra conversar um pouquinho sobre moda, música, colaborações e pessoas. Confira:

Melissa pé de anjo? Saiba mais aqui!

Você fez essa parceria com a Melissa e em breve, com a M.A.C. Tem alguém específico com quem gostaria de trabalhar?
Hum…  Com Karl Lagerfeld! Não sei, é tanta gente… Mais fácil falar com quem eu não trabalharia (risos). E Moschino também, claro! [Ela estava com um bracelete da marca.]

E fora da moda, alguma parceria especial?
Móveis! Mas não tem uma loja específica… Gosto muito das peças do Gaetano Pesce, poderia copiá-lo (risos). Talvez a Ikea, algo mais mainstream, mais acessível.

Quais são suas inspirações?
Gosto muito de observar as pessoas, principalmente no transporte público. Gosto bastante de TV trash, sou fascinada por comportamento humano, mesmo o nosso lado feio me interessa. Cultura pop em geral também me inspira bastante. Conceitos de vaidade, beleza, ideais de gênero [inclusive esse foi o tema da última exposição dela, “Gluteus Maximus Part 2”, em 2011]. E música, claro!

Que tipo de música?
Depende muito da hora do dia… Começo com pós-punk pra animar. Depois, se eu quiser algo mais relaxado, ouço música disco dos anos 70. Costumo ouvir rádio também, gosto das vozes. Me fazem companhia (risos). Sempre ouço Fleetwood Mac, Bee Gees, Ana Calvi, P. J. Harvey…

Sobre arte, você é uma artista multifuncional. Ilustra, esculpe, pinta… Tem alguma plataforma preferida ultimamente?
Instalações, acho… Porque dá pra criar um ambiente. Gosto bastante de vídeo também, como o que fiz pra Melissa.

Você trabalhou com Reinaldo Lourenço entre 98 e 2000 (como stylist) e agora está de volta ao país, pela Melissa. Notou alguma diferença no mercado de moda ou na cidade (SP) em si?
Eu era muito ingênua pra entender o mercado da 1ª vez que estive aqui. Acho que o mercado continua igual, talvez mais forte. Sinto que a cidade está mais relaxada também… E sinto que os brasileiros estão superambiciosos! Vejo muito mais similaridades (com Londres).

E já teve tempo de observar as pessoas daqui?
Sim! SP é bem misturada. Adoro caos, sujeira, poluição… Adorei a 25 de Março! Estive também naquele bar que é um açougue… (o Carniceria, na r. Augusta). É bem interessante ver algo familiar tão longe de casa.

Sabe quem vai assinar uma Melissa? Clica aqui pra descobrir!

Pras melisseiras que acharam as bonequinhas familiares, Blog LP explica: as ilustrações da artista já tinham servido de plano de fundo pra um editorial na última edição da “Plastic Dreams”, com Alessandra Ambrósio na capa. Ela também customizou um par da sapatilha “Ultragirl” (considerada a “camiseta branca” da marca) com band-aids de diferentes cores, “meio pop-art, meio anos 80”, explica ela. Mas essa só será vendida em agosto! Antes, em junho, Julie assina kits de maquiagem pra M.A.C. Quem vai querer? Clica na galeria pra conhecer o trabalho dela!

Galeria Melissa SP
r. Oscar Freire, 827, Jardins, SP
(11) 3083-3612

Tags:                    

Compartilhar