Categorias: Moda

John Galliano faz declaração oficial

02.03.2011

John Galliano vai pedir pra voltar pra Dior. É isso que Suzy Menkes conta em um artigo publicado no “Internatonal Herald Tribune“. A informação seria de um colega de trabalho do estilista, que não quis ser identificado. A reportagem diz também que outros amigos teriam convencido o estilista a dar entrada em uma clínica de reabilitação pra cuidar do abuso do álcool (aparentemente a Meadows, que fica no Arizona e é a mesma que já recebeu – ops! – Donatella Versace!). Suzy compara o caso com a passagem de Marc Jacobs, da Louis Vuitton, pela rehab; Calvin Klein e o uso de substâncias ilícitas; e até com Yves Saint Laurent, que” passou a vida inteira lutando contra seus próprios demônios”. Ao que tudo indica, Galliano também vai lutar contra os seus e chamou até Gerrard Tyrell, do famoso escritório de advocacia Harbottle and Lewis, pra ajudá-lo nisso (ele que defendeu Kate Moss quando as fotos da top cheirando cocaína numa festa foram parar nos tabóides).

ReproduçãoGalliano fala!

O vídeo publicado pelo britânico “The Sun contém declarações que estão sendo usadas como prova no processo que acusa John Galliano de antissemitismo. Philippe Checinski, fundador da empresa de paparazzi CitizenSide, foi quem recebeu o material de um colaborador e negociou sua venda. Ele diz que o vídeo feito em dezembro de 2010 no café La Perle, em Paris, mas foi só depois das 1ªs acusações contra o estilista que rolaram tentativas de venda pra jornais e revistas gringos. A venda do vídeo pro jornal inglês deixou o colaborador “muito feliz”, segundo Philippe, dando a entender que o vídeo custou caro mesmo sem revelar quanto.

Alguns comentários começam a aparecer por aí. Patricia Field diz num email enviado a 500 amigos – vários deles na mídia – e num post de sua página no Facebook que beleza, inteligência e energia são palavras pra descrever John, mas ódio não. Daphne Guinness acha que a intensidade criativa e comercial de estilistas em marcas de luxo globais deve ter mexido com o estado e a mente dele. Suzy Menkes fala da pressão causada pelo ritmo rápido da moda e da internet pra criar novas coisas constantemente, que exaure os criadores. Olivier Zahm, da “Purple”, declarou em seu blog que “o ódio pelos outros é quase sempre a expressão do ódio por si mesmo e um obscuro impulso por autodestruição”.

Em sua 1ª declaração oficial pós-escândalo, John Galliano diz que racismo e antissemitismo não têm espaço em nossa sociedade e assume todas as responsabilidades. Também afirma que na ocasião que levou a 1ª queixa contra ele, havia sido provocado através de agressões verbais que, por pouco, não viraram físicas. “Lutei toda a minha vida contra a intolerância, o preconceito e a discriminação, sendo sujeito a isso eu mesmo”, disse. “Em todo o meu trabalho a minha inspiração tem sido a de unir as pessoas de qualquer raça, credo, religião e sexualidade, celebrando a sua diversidade étnica e cultural através da moda”, completou. É o que  Blog LP mostrou com imagens de sua passarela. Sobre a Dior em si, ele não emite sequer uma palavra. O comportamento inadmissível de Galliano ainda promete gerar muita notícia – a gente vai continuar acompanhando tudo.

Tags:                                      

Compartilhar