Categorias: Moda

Retrô Blog LP 2009: o ano das “bombas na moda”

21.12.2009

Divulgaçãotrio-rio-summerA InBrands de Gabriel Felzenszwalb, Paulo Borges e Nizan Guanaes agora é SPFW, Fashion Rio e Rio Summer

Pra moda brasileira, 2009 será conhecido como o ano das grandes mudanças na temporada nacional. Nesses 12 meses a expressão “bomba na moda” virou tendência entre os fashionistas, e as bombas realmente foram muitas, começando com o triunvirato SPFW-Fashion Rio-Rio Summer, agora todo centralizado na InBrands. Sim: Paulo Borges é o diretor dos 3 principais eventos nacionais de passarela do Brasil. Teve gente que achou bom, tem gente que é contra o monopólio. Polêmicas a parte, teve mais bomba, lembra?

. David Azulay, da Blue Man, morre em fevereiro.
. Clodovil Hernandes morre em março.
. Eliana Tranchesi e Tania Bulhões passam por problemas na justiça – o mercado de luxo na mira da justiça brasileira por suspeita de sonegação de imposto.
. Tufi Duek sai da Forum – e inspira o Blog LP a fazer uma homenagem em forma de editorial, “Orfanato Fashion” pros fundadores de marca que não estão mais nelas.
. Amir Slama sai da Rosa Chá e Alexandre Herchcovitch assume a criação da marca de beachwear.
. Fashion Rocks vira Oi Fashion Rocks e acontece no Brasil, trazendo Grace Jones, Mariah Carey e outras atrações internacionais, além de Riccardo Tisci, Donatella Versace e Katie Grand.
. Estilistas brasileiros se rendem ao fast fashion: Reinaldo Lourenço, Isabela Capeto, Amir Slama… Tudo pra C&A!

Mariana Maltonimarina-dias-forumMarina Dias usa look Forum vintage em editorial do Blog LP

E lá fora?

“Quê? O preto total vai ajudar a economia?”Marc Jacobs, em fevereiro, sobre sua coleção bem colorida.

Fora do país algumas bombas também caíram. A crise econômica fez todo mundo repensar o consumo – e a inatingível “Vogue” América, dizem, não está lá tão bem das pernas… Isso mais o consumo consciente e o aquecimento global culminou no eco chic ganhando espaço – a Edun vira a primeira marca eco de alto luxo, agora no grupo LVMH! Olivier Theyskens saiu da Nina Ricci, Phoebe Philo entrou na Celine – e Kanye West faz sapatos pra Louis Vuitton, CFDA recebe Mary Kate e Ashley Olsen entre seus membros e até Lindsay Lohan entrou na Ungaro! O mundo da moda se rendeu às celebridades de vez? Pra além disso, Lacroix ainda não sabe se vai continuar com sua grife (que está falida), enquanto Jil Sander ressurge com sucesso nas prateleiras da Uniqlo. Pelo visto, a “nova” economia acha que alta-costura é demodé, e fast fashion é o que há…

Reproduçãolacroix-criseLacroix no desfile de alta-costura outono-inverno 2008/09

“Estou mudo de raiva… Mas parece que ninguém está interessado no futuro da Lacroix num mundo tão cínico, onde a palavra ‘moda’ não tem o mesmo significado que tem pra mim.”Christian Lacroix

A cara do ano na verdade são duas

São 2 os ícones de estilo de 2009, e 2 ícones tão opostos… Michelle Obama e Lady Gaga são a vitrine fashion do ano. O instigante: nenhuma das duas é artista de Hollywood nem da TV. Lady Gaga é do mundo da música mas deixa os caretas de nariz torcido e os ousados se sentindo representados em suas aparições públicas – vale um arranjo na cabeça que imita a órbita dos planetas ou uma renda vermelha cobrindo todo o rosto; já Mrs O, a primeira-dama que conseguiu ofuscar a top Carla Bruni agora Sarkozy, divulga estilistas americanos e mostra pro mundo um lado que a moda dos EUA sempre teve: o real life.

Reproduçãomichelle-obama-posseMichelle & Barack na posse: ela usa look Isabel Toledo

“A intersecção entre criatividade e comércio é mais do que estímulo econômico. É sobre quem somos, como seres humanos.” Michelle Obama

Tags:                                                                                                          

Compartilhar