Haider Ackermann é o novo estilista da Berluti

02.09.2016

Essa notícia é superimportante pro mundo da moda masculina porque reflete uma tendência crescente do casual se misturando (e até se sobrepondo) com o formal: a Berluti, conhecida por seus sapatos de couro e sua alfaiataria, anuncia um plot twist desses que os fashionistas adoram. Eles acabam de contratar ninguém menos que Haider Ackermann pro cargo de diretor criativo!

Mais notícias de moda masculina? Confira!

A Berluti é do grupo LVMH desde 1993, e em 2005 lançou sua linha de acessórios em couro. Hoje ela tem 45 lojas ao redor do mundo. O diretor criativo anterior, Alessandro Sartori, ficou na marca de 2011 até 2016 e agora voltou pra Ermenegildo Zegna. Ackermann deve apresentar sua 1ª coleção pra marca em janeiro (é a de outono-inverno 2017/18). Em entrevista ao “WWD”, o CEO da Berluti Antoine Arnault conta que os hits da coleção da Berluti são dois itens que demonstram que o casual, hoje, domina: o tênis Playfield (que inclusive esgotou) e o sapato com sola de tênis esportivo Fast Track.

Veja fotos do último desfile da linha masculina de Haider Ackermann

A moda masculina de Ackermann é bem, digamos, fora da reta: inclui tecidos com brilho, roupas longas e lânguidas à dândi moderno, e também moletons com capuz. Ele já foi apontado como candidato a várias vagas que pipocaram pelos últimos anos no mercado internacional de grifes, mais notadamente pra uma que ainda nem existe: a de Karl Lagerfeld na Chanel. Mas vai ser a 1ª vez que vamos ver o estilista à frente de uma marca com um grande poder de fogo (ou seja, muito capital). Arnault garante que o trabalho de Ackermann não vai espantar a clientela que a Berluti já tem, e ainda assim vai atrair um público mais jovem e descolado. A marca própria dele, aliás, continua nas duas linhas, a feminina e a masculina.

Sartori, por sua vez, apresenta sua 1ª coleção dessa nova fase na Zegna também em janeiro, na Semana de Moda Masculina de Milão.

Tags:                

Compartilhar