Essa notícia é superimportante pro mundo da moda masculina porque reflete uma tendência crescente do casual se misturando (e até se sobrepondo) com o formal: a Berluti, conhecida por seus sapatos de couro e sua alfaiataria, anuncia um plot twist desses que os fashionistas adoram. Eles acabam de contratar ninguém menos que Haider Ackermann pro cargo de diretor criativo!
A Berluti é do grupo LVMH desde 1993, e em 2005 lançou sua linha de acessórios em couro. Hoje ela tem 45 lojas ao redor do mundo. O diretor criativo anterior, Alessandro Sartori, ficou na marca de 2011 até 2016 e agora voltou pra Ermenegildo Zegna. Ackermann deve apresentar sua 1ª coleção pra marca em janeiro (é a de outono-inverno 2017/18). Em entrevista ao “WWD”, o CEO da Berluti Antoine Arnault conta que os hits da coleção da Berluti são dois itens que demonstram que o casual, hoje, domina: o tênis Playfield (que inclusive esgotou) e o sapato com sola de tênis esportivo Fast Track.
A moda masculina de Ackermann é bem, digamos, fora da reta: inclui tecidos com brilho, roupas longas e lânguidas à dândi moderno, e também moletons com capuz. Ele já foi apontado como candidato a várias vagas que pipocaram pelos últimos anos no mercado internacional de grifes, mais notadamente pra uma que ainda nem existe: a de Karl Lagerfeld na Chanel. Mas vai ser a 1ª vez que vamos ver o estilista à frente de uma marca com um grande poder de fogo (ou seja, muito capital). Arnault garante que o trabalho de Ackermann não vai espantar a clientela que a Berluti já tem, e ainda assim vai atrair um público mais jovem e descolado. A marca própria dele, aliás, continua nas duas linhas, a feminina e a masculina.
Sartori, por sua vez, apresenta sua 1ª coleção dessa nova fase na Zegna também em janeiro, na Semana de Moda Masculina de Milão.