Bom, se até a H&M vai investir nisso, é porque a coisa vai crescer, viu? Na última sexta, 5/04, a diretora de sustentabilidade da marca Anna Gedda falou pra Reuters que vai lançar um programa piloto na Suécia, a terra natal da H&M, com vendas online de roupas de segunda mão no e-commerce da & Other Stories, queridinhas das modernas que faz parte do grupo. Pra isso, ela tem investido na start-up Sellpy, uma plataforma especializada em venda de roupas usadas. A ideia é expandir isso pra outras marcas do grupo H&M e outros mercados ao longo do tempo.
Gedda estava em um evento sobre o futuro da moda em Berlim quando conversou com a Reuters. Ela ainda disse sobre o mercado de revenda: “Vemos isso como uma parte da indústria que cresce, com grandes oportunidades tanto pra clientes quanto pro impacto ambiental; e como uma maneira de reduzir drasticamente os danos pro meio ambiente extendendo a vida útil dos produtos.”
Espera-se que esse mercado dobre de tamanho nos próximos 5 anos pra US$ 51 bilhões de acordo com pesquisa da loja online de segunda mão ThredUp, especialmente puxado pelos produtos exclusivos e de edição limitada que esgotam e depois valorizam (tipo Supreme, Off-White e suas parcerias). Mas a própria H&M já tentou fazer algo parecido com esse novo projeto no passado e desistiu. Gedda afirma que o momento é outro, inclusive na preocupação em relação à sustentabilidade. O grupo tem tentado mudar a percepção das pessoas em relação à sua responsabilidade socioambiental usando mais algodão orgânico, encorajando a reciclagem das roupas e até oferecendo serviços de conserto de peças em alguns países. Ao mesmo tempo, se envolve em escândalos como os de queima de estoque parado.
E é parte do grupo da H&M uma outra iniciativa, dessa vez relacionada a esses estoques gigantes: a Afound, sobre o qual já falamos por aqui. O outlet que também abriu primeiro na Suécia recentemente reúne coleções passadas de diversas marcas, incluindo as do grupo, com descontos. A diferença é que elas não são usadas! A Afound já conta com uma aba “vintage” no seu e-commerce que traz achados de grifes como Chanel, Dior e Gucci. Não se anime, eles não entregam pra outros países… ainda. Isso deve acontecer em breve!
Enquanto isso, algumas marcas já tem feito essa seção “segunda mão” em seus pontos físicos. Urban Outfitters e a japonesa Wego são duas delas. Parece que o segredo é esse mix de novos e usados no mesmo local, e também o visual merchandising, que organiza as peças, mesmo usadas, por grade, cor, tipo de tecido e até estampa. Saiba mais sobre o mercado de revenda nesse vídeo que a gente fez no YouTube – clique aqui!