No Dia do Rock… o novo grunge é floral

13.07.2013

Hoje, 13/07, é o Dia do Rock. Ele marca o Live Aid de 1985 organizado por Bob Geldof – que, quem diria, hoje é mais conhecido entre os adolescentes como pai das ícones de estilo Peaches e Pixie Geldof. Pra comemorar, o Blog LP mostra uma tendência que está bombando: o grunge, que vem na mesma esteira da onda dos anos 90, agora inclui uma estampa que não é o xadrez. Apresentamos… o floral gunge!

Relembre o post que fizemos quando Courtney Love veio pro SWU, em 2011

Pra quem não sabe: o “estilo grunge” nasceu mais ou menos como o punk, mas em outra época. A falta de dinheiro na era do “Bush pai” nos EUA levava os jovens a comprar em brechó ou lojas bem baratas, e a camisa xadrez de flanela se transformou num ícone. Era assim: a roupa tinha uma aparência de puída, e quem dava personalidade pra ela era justamente quem estava usando-a. Ao mesmo tempo, esse estilo “sem estilo” foi uma das respostas à logomania dos anos 80, que culminou em um desfile inspirado no grunge de um jovem Marc Jacobs pra Perry Ellis de primavera-verão 1993 – Marc foi demitido, o grunge caiu na boca do povo (e da “Vogue” América, que fez matéria com o estilista sobre o estilo que vinha das ruas) e o resto é história. Esse desfile, aliás, trazia não só xadrez, viu? Também tinha… floral!

Blusas de mulher à venda na Lilian Pacce Shop – confira!

E como é o floral grunge? Ele geralmente tem o fundo escuro, mas o mais importante é que tenha uma cara de “encontrei no armário da vovó”, bem retrô. Funciona mais se a peça estampada for de um tecido molinho, pra contribuir nesse visual “desleixado”. Pra compor: xadrez, jaqueta de um tamanho maior com cara de “roubei do namorado”, elementos tipo camisola ou blusinha de underwear antiguinha com renda (Courtney Love amava), o bom e velho coturno ou tênis bem básico, tricozão, calça mais larga também de tecido bem maleável tipo jogging ou pijama, gorro de lã grossa, maquiagem que pesa no olho. Vale pros meninos também: aí o segredo é tratar esse floral do mesmo jeito que você tratava o xadrez, sem frescura. Pode amarrar na cintura, misturar com o xadrez em si… E que tal experimentar com peças militaristas, tipo jaqueta verde oliva ou calça cargo? Na galeria você vê como essa onda floral grunge mais recente pintou e se inspira em imagens de passarela – é só clicar na foto pra navegar!

Tags:                                

Compartilhar